29/02/2024 às 12h46min - Atualizada em 29/02/2024 às 12h46min

Dengue em Minas Gerais: número de cidades em situação de emergência sobe para 114

Somente nas últimas 24 horas, mais de 7 mil novos casos da doença foram confirmados em Minas Gerais

Redação
Foto: divulgação

O número de cidades mineiras em situação de emergência pela dengue continua aumentando. Na última semana, 33 municípios decretaram estado de emergência, elevando o total para 114. O índice é atualizado pelo governo do Estado, que também informa que 33 mortes foram notificadas e 121.627 casos confirmados da doença.

Somente nas últimas 24 horas, mais de 7 mil novos casos da doença foram confirmados em Minas Gerais. Outros 228 óbitos e 345.532 diagnósticos ainda estão em investigação.

Diante da grave situação, o governador Romeu Zema (Novo) decretou situação de emergência em saúde pública no dia 27 de janeiro. O decreto tem prazo de 180 dias e visa mobilizar recursos e ações para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) alerta para a importância da população tomar medidas para evitar a proliferação do mosquito. Entre as medidas, estão:

  • Eliminar a água parada de qualquer recipiente, como vasos de plantas, pneus e calhas.
  • Manter caixas d'água e tonéis tampados.
  • Usar repelentes e roupas compridas para se proteger das picadas do mosquito.
  • Colaborar com os agentes de saúde que visitam as casas para eliminar criadouros do mosquito.

A dengue é uma doença grave que pode levar à morte. Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, náuseas e vômitos. Se você apresentar qualquer um desses sintomas, procure um médico imediatamente.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas