26/02/2024 às 11h29min - Atualizada em 26/02/2024 às 11h29min

Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus tem muros pintados por artistas em Ipatinga

A ação integra o projeto institucional da escola intitulado “Eu Posso Ser!”que busca promover nos alunos a aproximação de diversas profissões

Redação
Por Valentina Villarroel - Foto: enviada ao Vale 24 Horas

O evento de cultura Hip Hop, reuniu no último fim de semana, 25 e 25 de fevereiero, na cidade de Ipatinga, 14 artistas renomados na linguagem de arte visual graffiti. O objetivo do encontro é transformar os muros da Escola Municipal Nelcina Rosa de Jesus em uma verdadeira arte.

Estavam presentes, Jamaica Tattoo, Rodrigo Siqueira, Brigadeiro Veríssimo, Valentina, Gledson Pagung, Kolyan Fênix, Thiago Moska, Bruno Ray e Wagner Pereira.


A produção executiva do evento ficou à cargo do grafiteiro e tatuador Jamaica, que relata que “a ideia é transformar os muros da escola num grande painel artístico com imagens que promovem a reflexão e desfia o olhar do expectador”.

A ação integra o projeto institucional da escola intitulado “Eu Posso Ser!”que busca promover nos alunos a aproximação das diversas profissões, dentre elas, as carreiras do terceiro setor, conhecido como economia criativa, que abarca artistas e produtores de eventos.



A Escola Nelcina, criada em 1975, vem passando por período de reconstrução de sua infraestrutura. O colorido tão comum nas escolas, foi tomado por grandes blocos acinzentados das edificações que estão sendo realizadas. O diretor Gledson Pagung relata que “escola é um espaço vivo, plural, que dialoga com o mundo que o cerca. A proposta do graffiti é trazer a influência urbana global, mas funcionar também como via de comunicação da identidade dos alunos”.

Além de gestor do espaço escolar, Gledson também é artista e esteve de 2018 a 2021 à frente do departamento de cultura de Ipatinga. Para ele, a “arte e a educação podem caminhar juntas para a promoção e desenvolvimento de cada aluno”.

A arte pode contribuir significativamente para o desenvolvimento da criatividade e autoestima das pessoas, estimulando a criatividade, poisa prática artística envolve a exploração de novas ideias, perspectivas e formas de expressão, estimulando a mente a pensar de maneira inovadora e original. A arte oferece um meio de expressão pessoal, permitindo que as pessoas compartilhem suas emoções, pensamentos e experiências de forma única e autêntica, o que pode fortalecer a autoestima e a identidade.

Um ambiente que possui sua arquitetura que estimula a produção artística, se torna num espaço seguro e criativo para as pessoas se expressarem, explorarem novas possibilidades e desenvolverem suas habilidades, o que pode ter um impacto positivo no desenvolvimento consciente de cada cidadão.


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas