01/02/2024 às 10h29min - Atualizada em 01/02/2024 às 10h29min

Ação da Secretaria de Saúde envolve empresas no combate ao Aedes aegypti em Timóteo

Colaboradores se engajam no combate às arboviroses, reforçando a defesa da saúde pública em Timóteo

Foto: Divulgação/ PMT

A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está empenhada em proteger a saúde pública e reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão de arboviroses como dengue e Chikungunya.

Os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) e a equipe de Zoonoses do Município têm realizado monitoramento e intervenções, como o tratamento e eliminação de focos em todo o município. Estas ações estão em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e as orientações da Secretaria de Estado de Saúde.


Recentemente, na terça e quarta-feira desta semana, foi realizada uma ação educativa nas dependências da Emalto Indústria Mecânica, no núcleo industrial, e da Emalto Estruturas Metálicas, no bairro Santa Terezinha. Durante o evento, foram apresentadas as medidas adotadas pelo Município no enfrentamento à dengue e chikungunya, o cenário epidemiológico e os resultados do último Levantamento Rápido (LIRAa).

Além disso, foram ministradas palestras para os trabalhadores das duas empresas, com esclarecimentos sobre o ciclo de vida e desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, orientações sobre o manejo ambiental para controle do vetor, tratamento químico, mecânico e esclarecimento de dúvidas. Os trabalhadores acompanharam também o trabalho de vistoria realizado pelos Agentes, a identificação e eliminação de possíveis focos.

Esse tipo de ação junto às empresas de Timóteo é considerado fundamental pela gerência de Vigilância em Saúde, pois promove o envolvimento dos colaboradores, além do efeito multiplicador das informações junto aos familiares e amigos. A gerente de Vigilância em Saúde, Ana Amélia Camilo Soares, destacou a importância de agradecer e parabenizar a empresa pela iniciativa, assim como pelo interesse demonstrado pelos empregados. Ela ressaltou que a superação deste momento crítico só será possível com o envolvimento de toda a população.


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas