11/01/2024 às 09h26min - Atualizada em 11/01/2024 às 09h26min

Ipatinga decreta situação de emergência por surto de arboviroses

Os dados referentes aos primeiros dias de 2024 serão divulgados pela Secretaria de Saúde nesta sexta-feira (1

Redação
Foto: divulgação/ PMI

A Prefeitura de Ipatinga declarou situação de emergência por surto de arboviroses. O decreto, assinado pelo prefeito Gustavo Nunes, foi publicado no Diário Oficial do Município na última sexta-feira (5).

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, as medidas foram tomadas em função do alto índice de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

O decreto estabelece situação de emergência pelo prazo de 90 dias. A Secretaria Municipal de Saúde aponta que a medida é necessária dado o risco de aumento nos casos, sendo instrumento para que o Poder Público possa tomar todas as medidas previstas em lei para controlar o surto das doenças.

Com a declaração de situação de emergência, a Prefeitura de Ipatinga poderá contratar Agentes de Combate a Endemias em caráter temporário. A medida permitirá que o combate ao mosquito seja mais efetivo.

Em 2023, foram notificados 20.812 casos de arboviroses em Ipatinga, sendo 9.220 casos de chikungunya e 11.592 de dengue. Entre outubro e dezembro de 2023, foram confirmados 2.516 casos de chikungunya e outros 1.182 casos de dengue.

Os dados referentes aos primeiros dias de 2024 serão divulgados pela Secretaria de Saúde nesta sexta-feira (12).


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas