21/11/2023 às 15h31min - Atualizada em 21/11/2023 às 15h31min

Ipatinga promove ação especial de prevenção ao HIV

Atividades estão programadas para a Praça 1º de Maio, no Dia Mundial de Combate à AIDS

Redação
Foto: divulgação

Por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o CCDIP (Centro de Controle de Doenças Infecto-Parasitárias) e a Vigilância em Saúde, a Prefeitura de Ipatinga realizará no Dia Mundial de Combate à AIDS, 1º de dezembro próximo, uma significativa ação de conscientização.

O evento acontecerá na Praça 1º de Maio, no Centro, das 9h às 16h, com oferecimento de testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C, orientações e encaminhamentos, reforçando a importância da prevenção e tratamento da doença.

Apesar de ainda não haver cura para a doença, a AIDS tem tratamento disponível pelo SUS. A Secretaria de Saúde alerta que o uso do preservativo em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão do vírus.

Ainda conforme técnicos da pasta, reforçando o compromisso da Administração com a saúde pública, a conscientização e a prevenção são fundamentais na luta contra o HIV/Aids.

Em caso de dúvidas, a população pode procurar o CCDIP, localizado na avenida Zita de Oliveira, 555, Centro, para realizar o teste. Informações adicionais também são disponibilizadas no atendimento feito por meio do telefone 31-3829-8559.

Formas de Prevenção

- Não compartilhar agulhas, seringas, canudos e cachimbos.

- Utilizar materiais esterilizados em procedimentos como piercings e tatuagens.

- Realizar exames de pré-natal durante a gestação.

- Evitar transfusão sanguínea sem controle rigoroso das bolsas.

- Prevenir-se quanto ao uso de materiais não esterilizados em clínicas odontológicas, manicures, barbearias, entre outros.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas