03/11/2023 às 13h16min - Atualizada em 03/11/2023 às 13h16min

Premiação do Projeto Bom Passeio será na próxima terça-feira em Valadares

Dezesseis escolas participaram do projeto este ano

Redação
Foto: reprodução

Chegou a hora de conhecer o grande ganhador do concurso de redação do Projeto Bom Passeio deste ano. A premiação acontecerá na próxima terça (7), às 9 horas, no auditório da Vale. Este ano 16 escolas da rede municipal participaram do projeto, levando 29 turmas e 1015 alunos para fazerem um tour pelas sete maravilhas da cidade. Depois da excursão, as crianças disputaram um concurso de redação com o tema “Bom Passeio pelas sete maravilhas de Governador Valadares”.

O Projeto Bom Passeio, que faz parte do Plano Municipal de Turismo, tem, entre outros objetivos, o de resgatar a história da cidade e valorizar os pontos turísticos do município. A iniciativa é uma parceria da Prefeitura – por meio das secretarias municipais de Educação (SMED) e de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo (SMCELT) – com a Mobi.

Os três primeiros lugares do concurso de redação serão contemplados com um curso de inglês da English Universe. O primeiro lugar ainda ganhará um smartphone e, o segundo, um tablet. Os três primeiros colocados ainda gravarão um vídeo no qual apresentarão suas redações. Os vídeos e as redações serão divulgados no site viva.valadares.mg.gov.br.

O projeto

O Projeto Bom Passeio foi criado pelo curso de Turismo da Univale como prática da disciplina de Visitas Técnicas, que realizava o tour pedagógico em parceria com a Mobi. Em 2011, foi realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SMED). Foi novamente paralisado em 2020 devido à pandemia de Covid-19. Por incentivo do Departamento de Turismo, o projeto foi remodelado e retomado este ano.

Conduzido pela condutora de turismo do Centro de Informações Turísticas de Valadares (GV CIT), o tour pedagógico conta com o olhar atento de professoras e monitoras das escolas. Durante o passeio, as crianças aprendem um pouco mais sobre a história e curiosidades sobre a cidade. O tour abrange: pico da Ibituruna, rio Doce, Ilha dos Araújos, praça Serra Lima, Açucareira, Catedral de Santo Antônio e 1ª Igreja Presbiteriana. As sete maravilhas do município foram eleitas por meio de uma votação no site da Prefeitura promovida pelo curso de Turismo da Univale em meados de 2000. O passeio começa no deck Viva Valadares, passa pelo Museu da Cidade e termina no auditório da Mobi.


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas