27/10/2023 às 18h31min - Atualizada em 27/10/2023 às 18h31min

Alunos de Governador Valadares participam de feira de educação financeira

A ação foi realizada nesta sexta-feira (27), no Centro Municipal de Referência e Apoio à Educação Inclusiva (CRAEDI)

Redação
Foto: divulgação
Os alunos da Rede Municipal de Ensino demostraram todas suas habilidades e conhecimentos em educação financeira na 1ª Feira do Programa Aprender Valor. O evento, realizado nesta sexta-feira (27) no Centro Municipal de Referência e Apoio à Educação Inclusiva (CRAEDI), reuniu trabalhos desenvolvidos por 14 escolas municipais e foi prestigiado pelas famílias e comunidade. O programa do Banco Central do Brasil tem a missão levar educação financeira a alunos do 1° ao 9° ano.

João Evangelista de Souza Filho, do Departamento de Promoção da Cidadania Financeira do Banco Central do Brasil ficou encantado com a feira. “Esse programa tem o objetivo de formar as crianças para que conquistem o seu bem-estar financeiro na vida adulta. Para que cada um conquiste, na sua plenitude por meio do conhecimento e do autoconhecimento, a capacidade de fazer suas próprias decisões de maneira consciente, responsável e autônoma. Parabéns a cada um de vocês envolvidos no Programa Aprender Valor. Contem sempre com o nosso suporte”.




Para o secretário de Educação, José Geraldo Lemos Prata a educação financeira faz parte de uma gama de projetos desenvolvidos nas escolas municipais, que visam transformar a vida dos alunos. “A educação municipal vai muito bem. Nossos alunos têm educação financeira, aprendem a consertar celulares e computadores, fazer games, criar startups e vão sair da escola com 15 anos falando inglês. Tenho que agradecer muito as equipes escolares, nada disso estaria acontecendo se não fosse por vocês. Nós temos muita alegria de ver todo esse trabalho sendo feito. Isso é a realização de um sonho”. 

Para o prefeito André Merlo a educação é a base para a construção de uma Valadares melhor. “A educação financeira é importante no currículo escolar, porque quando chega à vida adulta, não são todos que conseguem administrar o salário e manter uma aplicação. Investir na educação é plantar esperança. Enquanto temos esperança, temos vontade de realizar nossos sonhos. Então estamos dando uma oportunidade única para que essas crianças tenham um futuro melhor em Valadares. Um dia seremos conhecidos como a cidade à educação e não a cidade do ‘valadólares´. Agora que as empresas estão chegando com a SUDENE, precisamos de pessoas qualificadas para trabalhar. Mas nós já estamos plantando esperança para que as crianças sejam o futuro de Valadares”. 



Segundo a Diana Coelho, professora de Educação Financeira, a Escola Professor Helvécio Dahe criou sua própria moeda como uma forma de recompensar os alunos pelos trabalhos desenvolvidos com o Aprender Valor. “O programa traz vários temas que podem mudar a vida das pessoas. Um exemplo é a aluna Ana Clara, que fez uma proposta a uma família de economizar água. A conta de 117 Reais foi para 40 Reais. Isso transforma a comunidade. Tiveram outros projetos semelhantes e essa diferença no valor foi trocado em HD, a moeda da escola. Neste mês inauguramos o HD Shop, uma loja com mais de dois mil itens que recebemos de doações. Assim, eles puderam realizar suas compras com o dinheiro que pouparam”.

Pamela Alves Muniz, do 7º ano da Escola Waldemar Nadil Krenak desenvolveu ao lado de sua turma um questionário que ajuda a pessoa a fazer a melhor escolha na hora de efetuar uma compra. “A disciplina de educação financeira é muito importante na nossa vida. Porque tudo hoje em dia você precisa fazer um planejamento para seus gastos. E no decorrer da minha vida, isso vai ser bom já que vou saber administrar o meu dinheiro e investir no que realmente preciso. O que aprendo na escola eu divido com minha mãe, que tem aprendido a administrar o dinheiro dela, dividindo o que deve gastar com cada coisa e agora está sobrando mais dinheiro. Está sendo perfeito”. 



Aprender Valor

O Programa Aprender Valor, do Banco Central do Brasil, estimula o desenvolvimento de competências/habilidades de Educação Financeira e Educação para o Consumo nas escolas públicas brasileiras, em consonância com competências e habilidades estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ele é financiado com recursos do Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Desde o ano de 2020, as escolas municipais de Valadares fazem parte do programa.
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.