28/09/2023 às 10h08min - Atualizada em 28/09/2023 às 10h08min

Ação na praça de esportes marca Dia de luta da Pessoa com Deficiência

Coordenadoria de Apoio à Pessoa Idosa e à Pessoa com Deficiência reúne um time para nesta sexta mobilizar e conscientizar população sobre a necessidade de incluir o PCD sob todas as formas; durante toda a manhã, população pode participar da ação

Redação
Foto: Reprodução

Coordenadoria de Apoio à Pessoa Idosa e à Pessoa com Deficiência reúne um time para nesta sexta mobilizar e conscientizar população sobre a necessidade de incluir o PCD sob todas as formas; durante toda a manhã, população pode participar da ação

Nesta sexta-feira (29), Governador Valadares celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência com um evento especial na Praça de Esportes, localizada no centro da cidade. O evento, com o tema "A inclusão social sob todas as formas", é uma iniciativa da Coordenadoria de Apoio e Assistência ao Idoso e à Pessoa com Deficiência (CAAI/CAAD) da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

A abertura oficial está programada para as 8h50, e ao longo da manhã, diversas instituições e entidades que atendem pessoas com deficiência, órgãos governamentais, instituições de ensino superior e a sociedade civil estarão oferecendo informações e serviços diversos à população. O evento tem previsão de encerramento às 12h e é de acesso livre.

Dirce Albino, coordenadora da CAAI e CAAD, destacou que as atividades têm como objetivo "empoderar e tornar visíveis as pessoas com deficiência por meio do conhecimento". A discriminação e a falta de acessibilidade ainda representam desafios significativos na vida das pessoas com deficiência, e a organização acredita que a informação e a conscientização são ferramentas fundamentais para superar esses obstáculos.

Atividades

  • ·         Informações e atendimento em tempo real das Políticas Sociais da Assistência Social, Saúde, Educação nas esferas municipal e estadual;
  • ·         Informações dos serviços ofertados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social);
  • ·         Informações sobre doenças como a Hanseníase, quais os cuidados e outras, aferição de pressão;
  • ·         Vacinação contra gripe e Covid-19
  • ·         Orientações jurídicas – Direitos da pessoa com deficiência – AADVOGUE
  • ·         Alongamento, bocha, pilates, tênis de mesa adaptado;
  • ·         Cortes de cabelo;
  • ·         Imersão da Pessoa com Deficiência ao mercado de trabalho diretamente com o RH de empresas;
  • ·         Divulgação dos serviços prestados a pessoa com deficiência por instituições público/privadas;
  • ·         Programas sociais e serviços municipais de assistência à pessoa com deficiência;
  • ·         Entretenimento: Apae, Grupo da Terceira Idade Céu das Artes e outros;
  • ·         Participação da Universidade Vale do Rio Doce com todos os seus cursos;
  • ·         Participação da Universidade Federal de Juiz de Fora/campus Governador Valadares com o curso de Fisioterapia
  • ·         Cuidados preventivos para pessoa com deficiência pelo Corpo de Bombeiros e Polícia Militar


O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído no Brasil pela Lei nº 11.133/2005, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência em todos os aspectos da vida. As celebrações dessa data acontecem desde 1982 e são promovidas pelo Movimento pelos Direitos das Pessoas com Deficiência (MDPD), um grupo que há mais de 40 anos debate propostas de transformações sociais em favor das pessoas com deficiência.

Pessoa com deficiência é aquela que possui limitação ou incapacidade para desempenhar atividades e requer atenção integral, abrangendo ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde. As deficiências se enquadram em categorias como deficiência física, visual, auditiva, mental e múltipla.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas