20/09/2023 às 09h03min - Atualizada em 20/09/2023 às 09h03min

Onda de calor no Brasil tem temperaturas elevadas até fim de Setembro

Alerta de que a próxima semana vai fazer o brasileiro conviver com altas temperaturas. Com a possibilidade de que alguns dias sejam comparáveis à onda recorde de calor de 2020.

Redação
Foto: Reprodução // Estadão
O calor intenso que atinge o Brasil deve persistir até o final de setembro, com a possibilidade de que alguns dias sejam comparáveis à onda recorde de calor de 2020. Em setembro de 2020, o país registrou a temperatura oficial mais alta em uma capital brasileira, atingindo 44°C em Cuiabá no dia 30 de setembro. Os meteorologistas indicam que, no estado do Rio Grande do Sul, as chuvas intensas continuarão até o final de semana, enquanto o pico do calor no Centro-Sul do país está previsto para ocorrer entre sexta-feira (22) e domingo (24). Entretanto, as previsões sugerem que a próxima semana também será marcada por temperaturas elevadas em todo o Brasil.

Esse período de calor intenso está diretamente relacionado a um El Niño mais rigoroso este ano e à Crise do Clima, que torna eventos climáticos extremos mais comuns. Algumas áreas do interior do Brasil podem experimentar temperaturas muito altas até quase o final de setembro.


A Climatempo prevê temperaturas iguais ou superiores a 40°C, "por vários dias", em várias regiões, incluindo o norte do Paraná, oeste e norte de São Paulo, oeste de Minas Gerais (incluindo o Triângulo Mineiro), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, oeste da Bahia, interior do Maranhão, interior do Piauí, Tocantins, sul/leste do Pará e Rondônia. Especialistas afirmam que temperaturas acima de 40°C em setembro, embora comuns em algumas áreas, são consideradas excepcionais e fora do comum.

A persistência desse calor intenso também é enfatizada pelos meteorologistas, e há previsões de que alguns dias desta onda de calor possam ser comparados à onda de calor extrema que o Brasil vivenciou na primavera de 2020.

A Climatempo observa que a onda de calor da primavera de 2020 alterou a climatologia do calor no Brasil. Antes desse evento, a maior temperatura registrada no país era de 43°C. Após a onda de calor, o novo recorde passou a ser de 44°C, registrado em Cuiabá em 30 de setembro de 2020. Vale destacar que a medição oficial mais alta no Brasil é de 44,8°C em Nova Maringá, registrada em 4 e 5 de novembro de 2020, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia.

Além disso, há um risco de que a atual onda de calor possa superar o recorde de temperatura para o mês de setembro em São Paulo. A maior temperatura registrada em setembro na cidade de São Paulo foi de 37,1°C em 30 de setembro de 2020. Esta é a segunda maior temperatura registrada na capital paulista desde 1943, com o recorde sendo de 37,8°C em 17 de outubro de 2014, de acordo com o Inmet. A previsão para São Paulo é de 36°C no sábado (23) e 37°C no domingo (24), com temperaturas semelhantes na segunda-feira.
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas