Foto: PMI Nesta quinta-feira (7), Ipatinga testemunhou um momento marcante com a presença de milhares no Parque Ipanema para o desfile cívico de 7 de setembro, reconhecido como o mais grandioso do Leste de Minas. Além disso, os moradores tiveram a oportunidade de aproveitar diversas atividades, incluindo os trabalhos manuais da Feirarte, variedades gastronômicas, apresentações musicais e o Festival de Pipas.
A parada cívica, que teve início por volta das 8h30 na avenida Roberto Burle Marx, atraiu famílias inteiras, pessoas de todas as idades, vindas dos diversos cantos de Ipatinga e região. Segundo estimativas oficiais, cerca de 15 mil ipatinguenses e visitantes circularam pelo principal cartão-postal da cidade para participar das atividades ou assistir as programações do Dia da Pátria, marcando o 201º aniversário da Independência do Brasil.
A solenidade foi aberta com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e do Município, ao som do Hino Nacional executado pela banda de música dos ex-guardas mirins de Ipatinga, sob a regência do maestro Major Bernardino.
O prefeito Gustavo Nunes realizou um pronunciamento em que chamou a atenção para “o compromisso do governo com a valorização da liberdade de expressão, liberdade de pensamento e, acima de tudo, a liberdade de construir um futuro melhor para as novas gerações”.
“Que este Dia da Independência - enfatizou - seja um lembrete de que, embora possamos enfrentar desafios, somos capazes de superá-los juntos, como uma grande família ipatinguense”.
A amplitude dos pelotões do desfile, representando os mais diversos segmentos, também traduziu o empenho do governo municipal em investir em educação, saúde, segurança, infraestrutura urbana e rural, esportes, cultura, criação de oportunidades de emprego, entretenimento, lazer, valorização de idosos e, também, políticas de inclusão, assinalou o chefe do Executivo em entrevista a órgãos de imprensa.
Mais de 2 mil pessoas participaram do desfile que contou com dezenas de pelotões, incluindo escolas públicas e privadas, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, clubes de serviço, entidades socioassistenciais e religiosas, entre outras.
A programação, que se estendeu até o fim da manhã, foi cuidadosamente organizada pelas secretarias de Educação (SME), Cultura, Esporte e Lazer (Semcel) e Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), com o apoio de todas as demais pastas da administração municipal.
O público ainda pode desfrutar, após o meio-dia, da Feirarte – Feira de Arte e Artesanato, do ‘Independente Day’, evento musical realizado no Teatro de Arena, e o Festival de Pipas.
Patriotismo Maria Silva, professora de escola pública, comentou: “Ver meus alunos desfilando com orgulho e entusiasmo me enche de esperança. Essa experiência ficará guardada para sempre na memória deles e na nossa também”.
Já o coronel Juliano Fabio Lemos, considerou uma honra representar a corporação no desfile. “A presença maciça da comunidade mostra que estamos juntos nessa missão de proteger nossa cidade”, sintetizou.