07/09/2023 às 06h57min - Atualizada em 07/09/2023 às 06h57min

Cemig instala sinalização em torre de energia após acidente com avião de Marília Mendonça

O relatório do Cenipa apontou que a rota alternativa escolhida pelo piloto durante o pouso contribuiu para o acidente, resultando na colisão com um cabo da Cemig

Foto: Acervo pessoal
A Cemig adicionou uma esfera de sinalização à torre de energia após o trágico acidente aéreo que vitimou a cantora Marília Mendonça e outras quatro pessoas em 2021 em Piedade de Caratinga, MG. Embora o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) tenha afirmado que a sinalização não era obrigatória, recomendou sua instalação devido a condições de baixo contraste. A Cemig confirmou que seguiu a recomendação.

O relatório do Cenipa apontou que a rota alternativa escolhida pelo piloto durante o pouso contribuiu para o acidente, resultando na colisão com um cabo da Cemig. A análise sugere que o piloto pode ter optado por uma rota mais longa para proporcionar um pouso mais suave.


Marília Mendonça, aclamada como a "Rainha da Sofrência", tinha 26 anos e estava no auge de sua carreira. O acidente ocorreu próximo ao aeroporto de Caratinga. Além dela, outras quatro pessoas a bordo, incluindo o piloto e copiloto, também faleceram.

Nota da Cemig

A regularidade da sinalização das torres de distribuição da Cemig no trecho em questão foi atestada pelo relatório do Centro de Investigação e prevenção de acidentes Aeronáuticos (Cenipa), que concluiu que a rede de distribuição naquele trecho (ora sinalizada) “não se enquadrava nos requisitos que a qualificassem como obstáculo ou objeto passível de ser sinalizado”.  Ou seja, não há previsão para a sinalização da rede no local.

A sinalização por meio de esferas na cor laranja é exigida para torres em situações específicas, entre elas estar dentro de uma zona de proteção de aeródromos, nos termos de Portaria específica do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), do Comando da Aeronáutica Brasileiro. 

No entanto, o Comando da Aeronáutica (COMAER) recomendou a Cemig, em julho passado, a adoção de medidas para atendimento às recomendações feitas pelo CENIPA no Relatório Final n. A-121/CENIPA/2021. Nesse documento, é recomendado, em caráter excepcional, a sinalização da linha de distribuição de 69 kV no trecho do prolongamento da pista 02 de SNCT (Aeródromo do Município de Caratinga).

Assim, embora demonstrada a ausência de fundamento legal e técnico da recomendação, como reconhecido pelo próprio CENIPA e pelo COMAER, a Cemig atendeu a recomendação excepcional pelas  duas instituições.


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