04/08/2023 às 13h33min - Atualizada em 04/08/2023 às 13h33min

Inscrições do Encceja de pessoas privadas de liberdade terminam hoje

Aplicação das provas será nos dias 17 e 18 de outubro

Redação
Foto: Agência Brasil

As inscrições para o Exame Nacional de Certificação de Competências para Indivíduos Privados de Liberdade ou sob medidas socioeducativas com restrição de liberdade (Encceja PPL) de 2023 estão programadas para encerrar na próxima sexta-feira (4).

O registro deve ser feito pelo educador responsável do candidato através do Sistema Encceja PPL, e qualquer necessidade de assistência especial ou tratamento por nome social deve ser sinalizada até a mesma data.

O exame está agendado para os dias 17 e 18 de outubro e incluirá quatro avaliações objetivas, divididas por grau de ensino, abrangendo: ciências humanas e suas tecnologias; redação; ciências da natureza e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; e linguagens, códigos e suas tecnologias.

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que organiza a prova, enfatiza que o Encceja PPL mantém o mesmo padrão de dificuldade do Encceja regular, diferenciando-se apenas pelo local de aplicação, que é realizado dentro de instalações prisionais e socioeducativas.

Além disso, os órgãos responsáveis pela administração prisional e socioeducativa que desejam aplicar o exame devem, até sexta-feira (4), informar os locais e os educadores responsáveis, submetendo suas indicações formalmente ao Inep.

Instituído em 2022, o Encceja proporciona uma oportunidade para jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio na idade apropriada para obter um certificado que valide suas habilidades e conhecimentos, igualando-os àqueles que terminaram o Ensino Fundamental ou Médio.

Detalhes adicionais sobre o Encceja PPL 2023 estão disponíveis no edital do exame.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas