25/07/2023 às 12h43min - Atualizada em 25/07/2023 às 12h43min

Fiocruz desenvolve kit que detecta sangue infectado com malária

Kit NAT Plus também detecta HIV, hepatite B e hepatite C

Redação
Foto: Davidyson Damasceno/ Agência Brasil

O Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz) tem se destacado com o kit NAT Plus. Desde a implementação do kit, em novembro de 2022, 12 bolsas de sangue infectadas por malária foram identificadas, sendo seis no Norte, duas no Nordeste e quatro no Sudeste, todas no Rio de Janeiro.

Isso ocorre mesmo sendo a área carioca uma zona considerada não endêmica para a doença. Com a capacidade de cada bolsa de atender até quatro receptores, essa detecção pode ter prevenido 48 potenciais infecções.

Desde a sua implementação, o NAT Plus já realizou testes em mais de meio milhão de bolsas de sangue, também detectando HIV, hepatite B e hepatite C. Essa capacidade multissensorial, segundo a Fiocruz, contribui significativamente para a segurança das transfusões de sangue, reduzindo de 12 meses para apenas um mês o período de inaptidão para doadores que estiveram em regiões endêmicas de malária.

O kit, cujo uso é recomendado também para doadores de órgãos ou para aqueles que faleceram por parada cardíaca, tem um diferencial em relação a outros kits da rede privada: é o único sensível à malária. Patricia Alvarez, especialista científica em Diagnóstico Molecular da Bio-Manguinhos/Fiocruz, enfatiza a importância desse aspecto, especialmente quando a infecção é assintomática, como nos casos do Rio de Janeiro.

Mario Moreira, presidente da Fiocruz, ressalta que o kit NAT Plus, que está disponível pelo Sistema Único de Saúde, é o mais completo e seguro do mercado atual. Ele observa que a tecnologia do kit permite a adição de novos alvos no futuro, de acordo com as necessidades do Ministério da Saúde.

A primeira versão do kit NAT brasileiro, lançada em 2011, já detectava HIV, hepatite B e hepatite C. A implementação completa do NAT Plus em todos os 14 hemocentros públicos brasileiros está programada para ser concluída até 2024.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas