14/07/2023 às 13h19min - Atualizada em 14/07/2023 às 13h19min

UPA de Timóteo toma medidas para enfrentar aumento no número de atendimentos

Para enfrentar alta na demanda de usuários, que deve ficar acima da média histórica de 2022, a UPA de Timóteo reforçou a equipe médica e de enfermeiros.

Redação
Foto: Divulgação

 A UPA Geraldo dos Reis Ribeiro, localizada em Timóteo, tem enfrentado um aumento considerável no número de atendimentos, que está previsto para ultrapassar significativamente a demanda registrada nos anos anteriores. Para lidar com essa alta demanda, a unidade de saúde tomou medidas para reforçar sua equipe médica e de enfermagem.

Nos últimos quatro meses, a média mensal de atendimentos na UPA foi muito superior à média histórica de 2022, que foi de 4 mil acolhimentos. Em março, foram registrados 6.484 atendimentos, número que aumentou para 6.796 em abril. Em maio, foram atendidas 7.228 pessoas, enquanto em junho o número foi de 6.449 indivíduos que passaram pela UPA do bairro Primavera. Diante dessa realidade, a direção da unidade tomou a iniciativa de ampliar o quadro de médicos e enfermeiros para lidar com a demanda crescente.


As equipes da UPA têm demonstrado dedicação e comprometimento para atender a todos os pacientes, mesmo diante dessa quantidade expressiva. No entanto, é importante ressaltar que muitos dos casos não se enquadram em situações de urgência e emergência, o que vai contra o propósito da UPA, que é priorizar o atendimento de pacientes com risco iminente de vida ou sofrimento intenso, necessitando de intervenção médica imediata.

A sobrecarga de trabalho pode comprometer a qualidade do atendimento e afetar principalmente os profissionais que estão na linha de frente. Além disso, pode criar uma falsa percepção de um serviço demorado, o que não corresponde à realidade.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas