04/07/2023 às 12h26min - Atualizada em 04/07/2023 às 12h26min

Massacre na Escola: A Tragédia das Meninas de Realengo Série Documental do HBO Max Explora uma História Impactante

Série Documental 'Massacre na Escola – A Tragédia das Meninas de Realengo' lança luz sobre um crime marcante da história brasileira

Redação
Foto: Divulgação HBO Max

No dia 9 de julho, às 22h, a HBO Max e a HBO estreiam a série documental "Massacre na Escola – A Tragédia das Meninas de Realengo". Com quatro episódios, a produção, dirigida por Bianca Lenti e coproduzida pela Giros Filmes e Warner Bros. Discovery, aborda o antes e o depois das vítimas e seus familiares, explorando também o universo dos grupos de ódio nas redes sociais, onde discursos extremistas, especialmente de misoginia, são compartilhados.

A história do massacre remonta ao dia 7 de abril de 2011, quando um ex-aluno adentrou a Escola Municipal Tasso de Silveira, durante uma comemoração pelos 40 anos da instituição. Armado, o assassino disparou mais de 30 tiros em um curto período de tempo, deixando 24 estudantes feridos e 12 mortos, sendo 10 meninas. O crime chocou o país e foi considerado um caso de feminicídio em massa.


Doze anos após o acontecimento, a série documental traz à tona a necessidade de não esquecer o crime de ódio que resultou na morte de crianças inocentes. Bianca Lenti, produtora e diretora, explora as várias camadas de violência presentes no pior massacre já ocorrido em uma escola brasileira. Além disso, ao longo dos episódios, a produção aborda outros ataques que sucederam o massacre de Realengo, como o massacre de Suzano em 2019.

Especialistas e vítimas compartilham suas perspectivas nos episódios, discutindo as múltiplas camadas históricas e sociais que permeiam o crime. A série traz debates e propõe medidas para prevenir esse fenômeno social, abordando pautas complexas e atuais.

"Massacre na Escola – A Tragédia das Meninas de Realengo" é uma coprodução da Giros Filmes e Warner Bros. Discovery, com direção de Bianca Lenti e produção de Belisario Franca, Bianca Lenti e Maurício Magalhães pela Giros Filmes. Pela Warner Bros. Discovery, a série conta com Anouk Aaron como head de produção, Adriana Cechetti como diretora de conteúdo e supervisão de conteúdo de Patricio Díaz.

A série será lançada no dia 9 de julho, simultaneamente na HBO Max e na HBO, às 22h.


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas