02/06/2023 às 11h16min - Atualizada em 02/06/2023 às 11h16min

Ipatinga tem primeira morte por dengue em 2023

A informação foi colocada em um painel divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)

Redação
Foto: PMI/ divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou o primeiro óbito por dengue no município de Ipatinga, localizado na Região do Vale do Aço. Essa informação foi divulgada na última atualização do painel de monitoramento de casos das arboviroses. Além disso, há outro óbito em investigação na cidade.

No dia 23 de maio, foi divulgado o resultado do segundo Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) do ano em Ipatinga. O levantamento revelou que a infestação do mosquito transmissor da dengue está três vezes acima do aceitável pelo Ministério da Saúde (MS).

De acordo com as orientações do MS, o índice aceitável para um melhor controle da infestação pelo Aedes aegypti e prevenção de possíveis epidemias de dengue, zika e chikungunya é de até 1,0% de Infestação Predial (IP).

No levantamento realizado em Ipatinga, foram encontradas larvas do mosquito em 3,6% dos imóveis. O levantamento foi concluído em 19 de maio. Desde a atualização mais recente no painel de dados da SES-MG, foram confirmados mais 364 casos de dengue na cidade, totalizando 7.143 casos confirmados.

Além de Ipatinga, outro óbito por dengue foi confirmado na Macrorregião do Vale do Aço, ocorrido em abril, no município de Caratinga. O Vale 24 Horas entrou em contato com a prefeitura de Ipatinga, mas o município ainda não se manifestou sobre o ocorrido.

 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas