22/05/2023 às 09h24min - Atualizada em 22/05/2023 às 09h24min
Real Madrid denuncia crimes de ódio e discriminação contra Vinícius Jr.
Ataques racistas durante partida geram indignação e cobranças por medidas efetivas
Redação
Foto: Reprodução/Twitter/Vinícius Júnior O Real Madrid apresentou uma denúncia na Procuradoria-Geral da Espanha por crimes de ódio e discriminação contra o jogador brasileiro Vinícius Jr, que atua no clube espanhol.
Vinícius Jr. foi alvo de ataques racistas durante uma partida contra o Valencia, no estádio Mestalla, em Valência.
O jogo foi interrompido depois que o jogador brasileiro apontou torcedores que o ofenderam. Ele também foi agredido por um jogador adversário e acabou sendo expulso.
O Real Madrid considera esses ataques como um crime de ódio e, por isso, apresentou a denúncia à Procuradoria-Geral do Estado, especificamente à Procuradoria contra crimes de ódio e discriminação, para que os fatos sejam investigados e as responsabilidades sejam apuradas.
O técnico do Real Madrid, Carlos Ancelotti, defendeu Vinícius Jr. e criticou a La Liga, liga espanhola de clubes de futebol, por se omitir diante de casos semelhantes.
O presidente da La Liga, Javier Tebas, negou a existência de racismo na Espanha e na liga espanhola, considerando injustas as críticas feitas pelo jogador brasileiro.
O presidente da Federação Espanhola de Futebol, Luís Rubiales, apoiou Vinícius Jr. e afirmou que há um problema de racismo no país. Ele pediu à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que ignore as posições do presidente da La Liga, a quem chamou de "irresponsável".
O caso também chamou a atenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que cobrou ações da Fifa e da La Liga, e do Ministério da Igualdade Racial, que notificará as autoridades espanholas e a liga do país.
Além disso, parte da população espanhola está se manifestando nas redes sociais e cobrando uma posição do banco Santander, patrocinador da La Liga, em relação a esse episódio.