O Cruzeiro divulgou nesta segunda-feira (8) que o atacante Rafael Bilu sofreu uma lesão grave durante a partida contra o Santos, no último sábado (6), pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. De acordo com o comunicado do clube, o jogador teve uma ruptura total do tendão de tríceps sural (aquiles) da perna esquerda, o que exige uma intervenção cirúrgica.
A cirurgia de Rafael Bilu está agendada para a próxima quarta-feira (10) em Belo Horizonte, e será conduzida pelos médicos do clube, Dr. Sérgio Campolina e Dr. Thiago Daniel. Toda a fase de recuperação será feita no Departamento de Saúde do Cruzeiro.
O atacante deixou o campo ainda no primeiro tempo da partida contra o Santos, após ter sentido a lesão. Bilu ficou apenas nove minutos em campo e foi substituído por Wesley, que acabou marcando os dois gols da vitória celeste por 2 a 1.
Essa não é a primeira vez que Rafael Bilu sofre uma lesão grave na carreira. No ano passado, ele teve uma lesão parcial do ligamento cruzado posterior do joelho esquerdo, o que o afastou dos gramados por um longo período. Apesar da recuperação e do empenho para voltar a jogar em alto nível, o atacante agora terá que lidar com mais uma fase difícil em sua carreira.
O Cruzeiro não divulgou um prazo oficial para a recuperação de Rafael Bilu, mas é improvável que ele possa voltar a jogar ainda nesta temporada. O tempo médio de recuperação para uma cirurgia de tendão de aquiles costuma ser de seis meses, e é necessário que o jogador passe por um período de reabilitação antes de retornar aos treinamentos.