A Prefeitura de Timóteo e a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA) deram início na manhã desta segunda-feira (8/5) à fase de conferência de dados para a regularização fundiária dos lotes no Bairro Petrópolis. O encontro foi realizado no salão comunitário do bairro com representantes da comunidade, entre os quais o presidente da Associação de Moradores, Antônio Macedo Souza; do vereador Beto do Estofamento; e de técnicos da ARMVA e da Prefeitura.
De acordo com o prefeito Douglas Willkys, que também marcou presença no evento, o objetivo da reunião foi o de explicar o atual estágio do processo de levantamento do Programa Viver Legal de Regularização Fundiária de Timóteo desenvolvido no Petrópolis. O programa conta com o apoio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), por meio do Minas Reurb – Programa Mineiro de Integração e Regularização Territorial.
“Essas reuniões que temos feito nas comunidades são muito importantes para esclarecer como ocorre o processo e as etapas percorridas até a emissão dos documentos de propriedade”, explicou Douglas.
Que pediu aos moradores que facilitem a atuação dos técnicos para a conferência de dados e assim agilizar os procedimentos. Todos os imóveis passarão por essa conferência. No caso do Petrópolis o levantamento ortofotográfico, que é um dos métodos utilizados para o mapeamento terrestre, já foi feito. Além do trabalho de campo, com as visitas in loco pelo técnicos da ARMVA, os moradores também receberão a visita de uma assistente social.
“Hoje somos testemunhas do grande passo que está sendo dado na vida da comunidade do Petrópolis que é a regularização dos lotes. Para nós é uma conquista que estávamos aguardando há muito tempo”, explicou Antônio Macedo.
A iniciativa também valoriza o imóvel por causa da legalização dos documentos o que permitirá a realização de investimentos em infraestrutura por parte do poder público.
O Programa Viver Legal de Regularização Fundiária de Timóteo está sendo desenvolvido em diversos bairros do município com processos de legalização já iniciados nos Bairros Macuco, Novo Tempo, Bela Vista, Ana Rita-Esplanada e na comunidade Jardim Vitória. Em alguns casos já foram emitidas, inclusive, as certidões de posse aos proprietários de lotes levando assim mais dignidade e segurança jurídica para os moradores.