08/05/2023 às 13h11min - Atualizada em 08/05/2023 às 13h11min

Ministro do STF concede liberdade provisória a grupo de presos após atos do dia 8 de janeiro

40 pessoas são beneficiadas com medidas cautelares enquanto 253 continuam presas e responderão a ações penais por diversos crimes

Redação
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liberdade provisória a um grupo de 40 pessoas que estavam presas desde os atos de 8 de janeiro. Essas pessoas já foram denunciadas pela Procuradoria-Geral da República e tiveram suas denúncias aceitas pelo Plenário do STF. Ainda permanecem presas 253 pessoas, sendo 67 mulheres e 186 homens, que responderão a ações penais por vários crimes, incluindo associação criminosa, abolição violenta do estado democrático de direito e dano qualificado.

As prisões dessas 40 pessoas foram substituídas por medidas cautelares, como a proibição de sair da comarca e o recolhimento domiciliar noturno e nos finais de semana, com o uso de tornozeleira eletrônica. Além disso, eles devem se apresentar ao Juízo da Execução da comarca de origem, comparecer semanalmente às segundas-feiras, entregar seus passaportes e cancelar todos os passaportes emitidos pelo Brasil. Também foi determinada a suspensão imediata do porte de arma de fogo e do certificado de CAC, além da proibição de utilização de redes sociais e comunicação com os demais envolvidos.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas