19/04/2023 às 14h59min - Atualizada em 19/04/2023 às 14h59min

Vendas da Páscoa atende expectativas do comércio

Empresas que investiram em ações promocionais, conseguiram atrair e fidelizar mais clientes durante a data comemorativa

Redação
Foto: Divulgação

Comerciantes mineiros do ramo alimentício tiveram resultados parecidos ou melhores em relação a páscoa de 2022, um período de cunho emotivo para muitos brasileiros que comemoravam o abrandamento e reabertura do comércio devido à pandemia. Segundo o balanço de vendas para a data comemorativa, desenvolvido pela área de pesquisa e inteligência da fecomércio mg, mostra que 25,2% das empresas (hipermercados e supermercados, armazéns, mercearias, bebidas, padarias, hortifrutigranjeiros, açougue e peixarias) de minas gerais obtiveram resultados melhores ou iguais em 2022.
 

“o fato de a maioria dos entrevistados terem realizado ações relacionadas à páscoa indica que as empresas estavam preparadas para a data e buscaram atrair consumidores por meio de estratégias de marketing e promoções”, pontua o economista da fecomércio mg, stefan d’amato.

 
A pesquisa abordou boa parte das empresas que responderam a pesquisa de expectativa de vendas para a data. O objetivo foi mensurar os resultados gerados pela participação e ações realizadas. O levantamento também revelou que 92,5% dos empresários entrevistados realizaram algum tipo de ação para a data este ano. 

Apesar de 37,7% dos comerciantes acreditarem que seus resultados de vendas frente a 2022 foram piores, mais da metade (52,2%) notaram resultados iguais ou melhores que no ano passado. Para o economista, a páscoa é uma data positiva para a maioria das empresas do segmento alimentício, e o resultado inesperado para alguns comerciantes indicam outros fatores, “a competição no mercado pode ter sido acirrada, indicando que algumas empresas precisam de estratégias mais eficazes para vender mais e contornar os efeitos da alta de juros e inflação”, explica.
 
Entre as empresas entrevistadas que obtiveram resultados melhores que em 2022, apenas 37,5% já esperavam bons resultados, enquanto, que 22,5% esperam resultados iguais e 22,5% esperavam resultados piores que no ano passado. A pesquisa mostra que para boa parte desses comerciantes, o resultado desse da páscoa em 2023 foi uma boa surpresa.

 
O resultado da pesquisa produzida pela fecomércio mg é um indicativo positivo para o setor alimentício e deve incentivar as empresas a continuar investindo em estratégias de marketing para alcançar bons resultados em vendas. Os dados indicam que as empresas que investiram em ações promocionais, como descontos e ofertas, e outras estratégias conseguiram atrair e fidelizar mais clientes durante a data comemorativa.
 
A pesquisa revela que a maioria das empresas entrevistadas (59,2%) obtiveram resultados de acordo com suas expectativas durante as vendas de páscoa. O resultado para a data comemorativa é positivo, embora uma parcela significativa, cerca de 35% relatar não ter alcançado suas expectativas de vendas. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas