Neste mês de novembro, o coletivo de leituras Clube do Livro para Mulheres, completa um ano de atividades de promoção da cultura e literatura entre as mulheres e meninas do Vale do Aço. Para celebrar, o grupo promove a campanha "Livro tem que circular – Doe livros e compartilhe histórias", em parceria com a Biblioteca Pública Municipal Zumbi dos Palmares, localizada no centro de Ipatinga – espaço que sedia os encontros mensais do Clube.
Segundo a cofundadora do Clube do Livro para Mulheres, Brenda Duarte, além de estimular e incentivar a comunidade do Vale do Aço na aquisição e doação de livros, a ação também tem o objetivo de ampliar o acervo da Biblioteca Municipal, proporcionando para os usuários maior acesso à literatura.
"Sabemos que a leitura abre caminhos para o desenvolvimento integral da pessoa, aguça o senso crítico e possibilita o crescimento. Por isso, é importante que os espaços públicos de leitura que, infelizmente, não recebem tantos recursos para se manterem atualizados, tenham o apoio da comunidade para se expandir e ser ocupado por mais e mais pessoas", afirma.
As doações podem ser feitas diretamente à Biblioteca Pública Municipal Zumbi dos Palmares (rua Mariana, 119, centro – Ipatinga) das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e não somente durante o mês da campanha, como durante todo o ano. Os livros não precisam ser novos, entretanto, precisam estar em bom estado de conservação.
De acordo com a gestora da Biblioteca, Graziella Matos, hoje, as estantes do espaço são compostas majoritariamente por doações, por isso a campanha se faz tão importante. "O ato de doar livros é um gesto de solidariedade que possibilita acesso à cultura para crianças, jovens e adultos", explica Graziella.
Leitura coletiva do mês de aniversário
A obra escolhida para contemplar o mês de novembro, é o livro "Meu Pé de Laranja Lima", do autor brasileiro José Mauro de Vasconcelos. O clássico que marcou gerações foi a primeira leitura coletiva compartilhada entre as participantes do Clube.
"Meu Pé de Laranja Lima" é um romance delicado e intenso, que conta a história da infância do travesso menino Zezé, morador de um bairro modesto no Rio de Janeiro. O livro trata de perdas, recomeços, tristezas e alegrias de forma lúdica e terna.
O Clube do Livro para Mulheres
Fundado em 2021 pela jornalista Brenda Duarte e pela engenheira química Brunna Érida - amigas que compartilham, entre muitas coisas, a paixão pelos livros - o Clube tem o objetivo de incentivar mulheres a se aventurarem no mundo da leitura e promover a cultura na região do Vale do Aço.
Podem participar do Clube as mulheres e meninas a partir dos 14 anos de idade. Os encontros são realizados na Biblioteca Pública Municipal Zumbi dos Palmares, no último sábado de cada mês, sempre a partir das 9h30.
As interessadas podem conhecer mais sobre o projeto e se inscrever pelo Instagram do Clube (@clubedolivroparamulheres) ou da Biblioteca (@bibliotecapublicaipatinga). Ou, ainda, pelo telefone da Biblioteca Pública Municipal Zumbi: (31) 38298393 - WhatsApp.