28/10/2022 às 15h34min - Atualizada em 28/10/2022 às 15h34min

Você sabe como surgiu a campanha "Outubro Rosa"?

Descubra a origem da maior campanha de prevenção ao câncer de mama e entenda sua importância

Redação - Ipatinga/MG
Foto: Divulgação

O "outubro rosa" é uma campanha voltada para a saúde da mulher, na qual durante todo o período do mês de outubro são promovidas ações para o compartilhamento de informações para diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama. Prefeituras, empresas, organizações e comunidades, se unem nesta data para promover a conscientização da doença e contribuir para a redução da mortalidade em todo o País.

O uso de laços cor de rosa também são uma identidade da campanha, que durante o período ganha visibilidade com a utilização de chaveiros e broches para o vesturário por parte da população.


Surgimento do Movimento

A campanha começou nos Estados Unidos, nos anos 90, quando alguns estados do país iniciaram ações educativas e de mamografia de forma independente, no mês de outubro. Após aprovação do Congresso Americano o projeto oficializou-se como uma campanha nacional americana, sendo realizada em todos os anos.

No Brasil, a campanha teve seu primeiro sinal no ano de 2002, quando o momumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, conhecido popularmente como Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com luzes de cor rosa. Apoio para ação veio de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama. 

Apesar da primeira atividade em 2002, somente no ano de 2008 o País abraçou a causa à nível nacional, efeito ocorreu após repercussões na imprensa por ações do Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama, que iluminou diversos pontos turísticos de Rosa.

Atualmente, o movimento "outubro rosa" promove palestras, passeatas e exames gratuitos anualmente, sendo uma data marcante também no Brasil.

Saiba mais sobre o movimento e como prevenir a doença através do site https://www.inca.gov.br/assuntos/outubro-rosa


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas