17/10/2022 às 10h27min - Atualizada em 17/10/2022 às 10h27min

Ipatinga: Projeto “Calçada Linda” contabiliza mais de 3.500 árvores plantadas

Ação já atingiu 27 bairros, mostra balanço da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente

Redação - Ipatinga/MG
Foto: Divulgação/PMI

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) da Prefeitura de Ipatinga divulgou nesta semana um balanço sobre a evolução do projeto “Calçada Linda”, que tem recebido grande adesão e conquistado a simpatia de inúmeros moradores, contribuindo para enriquecer o paisagismo dos passeios públicos da cidade em diversas regiões. De acordo com a repartição, até o final do mês de setembro já haviam sido plantadas nada menos do que 3.579 árvores adequadas a cada espaço demandado, contemplando 1.033 imóveis, entre residências e comércios/empresas.

Para que se tenha uma ideia da abrangência e aceitação do projeto, já são 27 bairros atendidos: Areal, Bela Vista, Bethânia, Bom Jardim, Bom Retiro, Canaã, Canaãzinho, Caravelas, Cariru, Castelo, Cidade Nobre, das Águas, Esperança, Horto, Ideal, Iguaçu, Imbaúbas, Jardim Panorama, Jardim Santa Clara, Limoeiro, Parque das Águas, Planalto, Recanto, Santa Mônica, Veneza, Vila Celeste e Vila Militar. 


O Departamento de Meio Ambiente (Demam) informa que os plantios cumpridos dentro do “Calçada Linda” obedecem a um trabalho de planejamento e gestão de áreas verdes, sendo o envolvimento da comunidade e sua interação com o poder público um dos elementos fundamentais para o sucesso da iniciativa. 

ESPÉCIES ADEQUADAS
A atuação da Sesuma se dá a partir da manifestação positiva e interesse do morador quanto ao plantio de árvores na calçada de seu imóvel. A execução conta inicialmente com uma abordagem de técnicos da área de Biologia junto aos moradores. O objetivo é a recomposição, de forma organizada e apropriada, dos passeios da cidade, com o plantio de árvores de pequeno porte que podem atingir até 3 metros de altura.

De acordo com Rafael Fernandes Castro, gerente da Infrater Engenharia, empresa concessionária dos serviços de manutenção de parques e jardins no município, as plantas são escolhidas de forma a não causar interferência nos equipamentos públicos, como as redes elétrica e de esgoto, sem prejudicar a acessibilidade e a iluminação pública, além de possuírem ainda função decorativa nas vias públicas.

“Caso o dono do imóvel tenha interesse em participar do projeto, uma visita de equipe técnica do Departamento de Meio Ambiente deverá ser feita na residência do munícipe solicitante para apresentação de catálogo de espécies de árvores apropriadas para cada ambiente, fotos das árvores disponíveis em suas etapas de desenvolvimento e floração, bem como informações minuciosas sobre tamanho em idade adulta e comportamento do sistema radicular”, destaca o gerente.

CONSCIÊNCIA E RECEPTIVIDADE
“Observamos que o morador que recebe o plantio apresenta grau elevado de satisfação com o trabalho. Com essa ação, cria-se uma nova consciência na população, que participa efetivamente do projeto. Nota-se um genuíno sentimento de pertencimento se desenvolvendo nos locais por onde passamos e atendemos”, relatou Rafael.

COMO PARTICIPAR
Para participação no projeto “Calçada Linda” é necessário que a calçada tenha no mínimo 1,80m de largura para receber o plantio, permitindo desenvolvimento da árvore e garantindo condições seguras de tráfego de pedestres e acessibilidade.

Os telefones para contato e solicitação de plantio são (31) 3825-0647 e 3829-8079. As solicitações também podem ser feitas via e-mail: [email protected]


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas