12/09/2022 às 13h31min - Atualizada em 12/09/2022 às 13h31min

Timóteo inicia campanha do Setembro Amarelo nesta terça (13)

Ação envolve rodas de conversa, caminhadas e atividades de conscientização

Redação - Ipatinga/MG
Foto: Divulgação/PMT

O município de Timóteo aderiu, mais uma vez, a campanha nacional Setembro Amarelo, que tem como objetivo o cuidado com a saúde mental e a prevenção do autoextermínio.  

A Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida, por meio da Gerência da Atenção Especializada à Saúde, abre na terça-feira (13) a programação alusiva ao Setembro Amarelo com uma ação de conscientização no hall da Prefeitura de Timóteo a partir das 12h. 

No dia 21, a programação será voltada para servidores municipais com realização de “Rodas de Conversa” no Cemitério Jardim da Saudade (Bairro Santa Maria) e no Terminal Rodoviário (Centro Norte). As discussões sobre o tema serão retomadas com os funcionários da Secretaria de Obras no dia 27. As “Rodas de Conversa” ocorrerão sempre às 7h, com a presença de profissionais da área de Saúde Mental e de Saúde do Trabalhador. 

Fechando a programação, será realizada a caminhada com o tema “A vida é a melhor escolha”, aberta à participação da comunidade e com a presença de representantes dos conselhos municipais de saúde, da criança e do adolescente, do idoso, dos deficientes, além de membros das diversas organizações sociais, equipes da educação e da assistência social. A caminhada terá início às 9h, com concentração na Praça 1º de Maio, no Centro Norte. Os participantes percorrerão as principais vias carregando balões e cartazes e orientando sobre a importância de se debater o assunto e buscar serviços de prevenção e apoio emocional.

Atualmente, funciona no município o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), de segunda a sexta-feira, de 7h às 18h, no bairro Bromélias (Av. Jovino Augusto da Silva, nº 348), e conta com uma equipe de psicólogos e psiquiatras. Já em âmbito nacional, existe o Centro de Valorização da Vida que pode ser acionado pelo telefone 188 em todo o território nacional, 24h por dia, todos os dias de forma gratuita.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas