03/08/2022 às 15h44min - Atualizada em 03/08/2022 às 15h44min

Bruno Morato defende criação de regime tributário diferenciado para atração de empresas

Assunto fez parte da pauta de discussões entre membros da Agenda de Convergência

Redação - Ipatinga/MG
Presidente da Fiemg, Flaviano Gaggiato e o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato. Foto: Divulgação/PMSP

Em reunião da Agenda de Convergência nessa segunda-feira (1), o prefeito de Santana do Paraíso, Bruno Morato, defendeu que seja solicitado ao governo estadual a criação de um regime tributário diferenciado para municípios que não fazem parte da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), como é o caso do Vale do Aço. Cidades que fazem parte da Sudene têm mais possibilidades de atrair empresas, já que recebem incentivos fiscais e acesso aos fundos de desenvolvimento do nordeste.   

“Se nós não tivermos uma zona de amortecimento dos impactos econômicos da Sudene, nós vamos ter uma fuga de empresas, uma fuga também de empregos e uma perda de arrecadação de todas as prefeituras. Isso vai refletir na qualidade de vida do cidadão aqui do Vale do Aço”, disse Morato.

Outro assunto em destaque na reunião foi a ligação entre a BR-381 e BR-458, além do novo contorno próximo ao aeroporto, visando possibilitar também a atração de mais empresas e fluidez no trânsito. “Essa nova solução, que é o novo contorno e o viaduto por cima da linha férrea, a Prefeitura de Santana do Paraíso e a Vale já estão tratando, e a prefeitura também já se comprometeu em fazer o projeto da ligação entre as BRs, mas nós precisamos da Agenda para nos ajudar a captar o recurso para tirar essa obra do papel”, destacou.

O prefeito aproveitou a oportunidade para frisar sobre a carência em mão de obra e falta de qualificação profissional, principalmente, para atendar a demanda no setor metalmecânico. “Recentemente, levamos o Curso de Montador de Andaimes. Ainda que o curso seja gratuito e que a prefeitura esteja oferecendo até transporte, nem metade das vagas está sendo preenchida, o que inviabiliza a abertura de turma. A população precisa ficar atenta a essa oportunidade e se qualificar”, disse.

Agenda de Convergência

Criada em 2011, pela FIEMG Regional Vale do Aço, juntamente com entidades representativas da região metropolitana do Vale do Aço, a Agenda de Convergência é uma estratégia de mobilização, integração e organização com o objetivo de identificar, priorizar, propor e realizar mudanças que promovam o desenvolvimento socioeconômico regional.

Essa agenda é apartidária e seus valores são: resultados, responsabilidade, integridade, cooperação e transparência com foco em 6 eixos estruturadores: Infraestrutura, Segurança, Saúde, Educação, Competitividade e Sustentabilidade.


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas