14/06/2022 às 11h40min - Atualizada em 14/06/2022 às 11h40min

Bairro Eldorado tem novo Ponto de Entrega Voluntária de materiais recicláveis em Timóteo

Lançamento foi realizado no último dia 10 de junho como parte das ações da Semana do Meio Ambiente


Foto: Divulgação/PMT

A Secretaria de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente de Timóteo inaugurou o Ponto de Entrega Voluntária (PEV) do bairro Eldorado no último dia 10 de junho. Marcaram presença no lançamento do PEV Tecnológico, o professor Flávio Barony e o diretor do CEFET Campus de Timóteo, Erick Brizon, a subsecretária de Meio Ambiente Lucília Moraes, a presidente da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Sandra Dornelas do Carmo, secretário de Obras, Serviços Urbanos, Habitação e Mobilidade Sérgio Martins Cruz, alunos da Escola Virgínia de Souza Reis e membros da Associação de Moradores do Bairro Eldorado. A ação fez parte do calendário de atividades da Semana do meio Ambiente.

O secretário de Obras, Sérgio Martins Cruz, chamou a atenção para a gestão de resíduos que absorve boa parte dos recursos do município. “A coleta seletiva favorece a gestão porque reduz sensivelmente a quantidade de lixo que vai para o Aterro Sanitário. Além disso, proporciona emprego e renda para as famílias cadastradas na ASCATI”, disse o secretário.

O diretor do CEFET/MG Campus de Timóteo, Erick Brizon, falou da “satisfação de participar deste projeto de extensão que foi apresentado ao Ministério Público, o qual liberou o recurso e foi executado pela Prefeitura. Esta é uma ação ambiental de redução de resíduos sólidos que serão destinados à ASCATI. O objetivo é estreitar o nosso vínculo com a sociedade de Timóteo e do Vale do Aço”, pontuou Brizon.

De acordo com o professor Flávio Barony, “o modelo implantado apresenta a vantagem de ter custo reduzido, é direcionado a quem trabalha com a coleta de resíduos, comporta uma pessoa adulta em seu interior e permite boa visualização do conteúdo”. Idealizado pelo CEFET Campus de Timóteo, o PEV possui como diferencial, um sensor que emite um e-mail para a ASCATI, comunicando quando este atinge lotação máxima. “Atualmente, um dos entraves ao aumento da coleta de recicláveis é o alto custo dos combustíveis. O PEV Tecnológico otimiza a coleta”, explicou Barony.

A diretora de Escola Virgínia de Souza Reis, Heloísa Soares Silva Drumond, acompanhou os alunos na inauguração do PEV do bairro Eldorado e solicitou que a coleta fosse realizada na Escola. “Aproveito o momento para pedir um container da ASCATI para nossa escola. O nosso espaço é pequeno mas arrecadamos muito material seco. Há anos desenvolvemos projetos sobre o Meio Ambiente envolvendo recicláveis”, contou a diretora.



Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas