03/04/2022 às 23h37min - Atualizada em 03/04/2022 às 23h37min

Semana de Conscientização do Autismo é celebrada em Santana do Paraíso

Várias atividades foram realizadas nas escolas e com a comunidade


Foto: Divulgação/PMSP

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi comemorado neste sábado (2). Em Santana do Paraíso, a Secretária Municipal de Educação realizou diversas atividades durante a semana, como blitz educativas, palestras nas escolas, exposição de artes e apresentação musical.

O objetivo da Semana de Conscientização do Autismo no município foi unir pais, professores, alunos e toda a comunidade em prol de um único propósito: dizer não ao preconceito. "Hoje a marca que nós deixamos é o envolvimento. É a necessidade de continuar esse trabalho, de valorizar e entender que a única peça que não encaixa é o preconceito", disse a secretária de Educação, Janice Alves.

O evento desta sexta-feira (1), no andar térreo da prefeitura, marcou o encerramento das ações da semana. Alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de Ipatinga e Timóteo, levaram reflexão aos servidores por meio da música.

Foto: Divulgação/PMSP

“A música toca no ponto mais alto do ser, que é no coração e na alma, e o trabalho é divino. Estou lapidando pérolas, então, pra mim é aprendizado todos os dias. Por isso que não somos nem melhores e nem piores do que o outro", destacou o professor da Apae, Altair Alves Timóteo.

Para Mariana Vitória Monteiro, de 10 anos, que é autista, a semana foi de muita alegria, principalmente, quando falam para os colegas que “os autistas são muitos especiais e que devem respeitá-los, amá-los e brincar com eles”. "A gente procura fazer a diferença na vida deles, como eles fazem na vida da gente", completou a professora, Luciane Alves.

Foto: Divulgação/PMSP

Atualmente, o município possui 67 professores de apoio que trabalham com crianças especiais e atual gestão vem buscando políticas públicas para aperfeiçoar o atendimento a esse público. "O executivo tem se preparado e se empenhado muito para melhorar as condições que as crianças com autismo enfrentam e também dando sustento para a família, porque essa luta não é fácil, requer muita dedicação e tempo'', finalizou o vice-prefeito, José Anicio de Almeida, o Oliveirinha.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas