14/09/2023 às 12h16min - Atualizada em 14/09/2023 às 12h16min
Jovem morre após perseguição policial em Mutum, Minas Gerais
Redação
Foto: Reprodução Segundo informações da Polícia Militar, o jovem possuía antecedentes criminais e teria utilizado o veículo na tentativa de atropelar os policiais. No interior do automóvel, as autoridades encontraram um simulacro de arma de fogo e um pino de cocaína vazio. Parte da perseguição policial foi capturada por câmeras de segurança na área central da cidade.
Na quarta-feira (13), um jovem de 23 anos perdeu a vida após uma perseguição policial na zona rural de Mutum. Segundo a Polícia Militar, Rafael Soares Machado, que tinha antecedentes criminais, teria usado o veículo que conduzia para tentar atropelar os militares durante a perseguição. A ocorrência ainda resultou na apreensão de um simulacro de arma de fogo e um pino de cocaína vazio, encontrados dentro do carro do jovem.
A perseguição começou quando a PM tentou realizar uma abordagem policial ao suspeitar do envolvimento de Rafael em atividades criminosas, incluindo posse ilegal de arma de fogo, e constatou irregularidades no veículo que ele conduzia. O jovem, ao perceber a aproximação da viatura policial, empreendeu fuga em alta velocidade pelas ruas da cidade.
Durante a perseguição, a viatura policial perdeu o veículo de vista, e um dos policiais continuou a perseguir o suspeito na garupa de uma motocicleta, seguindo em direção à zona rural do município. No distrito, o veículo foi localizado parado em sentido contrário ao da motocicleta, e ao notar a presença do policial militar na garupa da moto, o condutor acelerou e tentou atropelar a motocicleta.
Em seguida, ele avançou em direção à viatura policial, resultando em uma colisão frontal. Durante as duas tentativas de atingir os militares, os policiais dispararam contra o veículo para tentar conter o condutor. Após a colisão, os policiais ordenaram que o jovem saísse do carro, e ele relatou que estava ferido.
Os militares prestaram socorro e levaram o jovem ao Pronto Socorro Municipal, mas infelizmente ele não resistiu aos ferimentos e faleceu após dar entrada na unidade de saúde.
Dentro do carro, as autoridades encontraram um simulacro de arma de fogo e um pino de cocaína vazio, que foram apreendidos e encaminhados para a delegacia. O veículo foi removido ao pátio credenciado após a realização dos procedimentos periciais.
A PM informou que, "em virtude do óbito do autor, foram tomadas as providências de Polícia Judiciária Militar, com a lavratura do Auto de Prisão em Flagrante dos militares envolvidos". Após a análise da APF (Auto de Prisão em Flagrante), não foi ratificada a prisão, sendo instaurado um inquérito policial militar para investigar o incidente.