24/08/2023 às 13h28min - Atualizada em 24/08/2023 às 13h28min

Defesa Civil de Fabriciano realiza atualização cadastral para alertas de riscos por meio de aplicativo

Nos dias 29 e 30 de agosto, das 08h da manhã às 12h, uma equipe da Defesa Civil estará especificamente nos bairros, São Domingos e Caladinho

Redação
Foto: divulgação/ PMCF

Como forma de melhorar a comunicação e envio de alertas para a população localizada nas áreas de riscos do município de Coronel Fabriciano, a Defesa Civil iniciou uma atualização cadastral dos moradores por meio do aplicativo PROX- Proximidade. A iniciativa, também é ação preventiva para o início do período chuvoso na cidade.

A Plataforma PROX é uma ferramenta importante de apoio ao trabalho realizado pela Defesa Civil Municipal. Todas as informações e planejamento executados no App, podem ser consultadas a qualquer momento, preferencialmente, antes de eventos desastrosos.

Por meio do aplicativo é possível:

- Ter contatos dos principais agentes de resposta como os órgãos públicos de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, SAMU e Polícia Militar;

- Acompanhamento em tempo real as informações referentes às áreas de risco, como chuvas fortes, inundações e deslizamentos;

- Definição de pontos geográficos que possam ajudar na evacuação de áreas de risco;

- Acesso aos procedimentos de autoproteção, como rotas de fuga e pontos de abrigo, hospitais, dentre outros.

Em Coronel Fabriciano o órgão de defesa municipal, iniciou nos bairros considerados áreas de risco no município como: Dom Helvécio (Prainha) Manoel Domingos, Santa Terezinha, Caladinho, São Domingos entre outros, uma atualização cadastral no aplicativo.

Nos dias 29 e 30 de agosto, das 08h da manhã às 12h, uma equipe da Defesa Civil estará especificamente nos bairros, São Domingos e Caladinho para orientar os moradores quanto a importância do uso do aplicativo, bem como a forma de baixar nas plataformas digitais e como utilizá-lo.

A Coordenadora de Prevenção de Risco e Defesa Civil, Rebecca Morais, explica que o aplicativo veio para reforçar o trabalho que já adota outras medidas. “Este não é o único canal de comunicação que a Defesa Civil utiliza para avisar a população em caso de alerta, normalmente utilizamos de outras formas, como carro de som, redes sociais e anúncios em rádios locais”, disse.

Prevenção permanente

Independente desta ação, a Defesa Civil, mantém um trabalho durante todo o ano como forma de prevenção. Neste período de estiagem, realizamos vistorias em parceria com o Corpo de Bombeiros das áreas de risco e alertamos a população para se preparar para o período chuvoso. É muito importante que o morador ao identificar algum tipo de trinca em sua residência, que faça logo contato com a Defesa Civil”, reforçou a Coordenadora de Prevenção de Risco e Defesa Civil, Rebecca Morais.

Serviço:

Gerência de Prevenção de Riscos e Defesa Civil

Telefone: 3406-7352

Horário de Funcionamento: 07:00 às 16:00

Endereço: Rua Nova Almeida, 60 - Bairro Giovanini


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas