20/07/2023 às 13h09min - Atualizada em 20/07/2023 às 13h09min

Obras do novo viaduto de Fabriciano avançam e previsão é entregá-lo até o final de setembro

O transtorno é provisório. Mas o benefício é definitivo. Depois de décadas de espera, o novo viaduto no trevo de Coronel Fabriciano vai ganhando forma e, dentro de alguns meses, estará pronto.

Redação
Foto: Divulgação/ PMCF

As obras de construção do novo viaduto no trevo de Coronel Fabriciano seguem avançando e têm previsão de serem concluídas até o final de setembro, proporcionando maior segurança e fluidez ao trânsito da cidade. O investimento total para a construção do viaduto é de R$ 5,3 milhões, sendo metade desse valor custeado com recursos próprios do município.

Mais de 50% do projeto já foi executado, conforme detalhado pelo secretário de governança de Obras e Serviços Urbanos, Fabrício Farias. Até o momento, foram realizadas diversas atividades relacionadas à fundação e estrutura do viaduto, como a instalação de estacas para o tabuleiro e cortinas atirantadas, bem como a colocação de tirantes nas laterais.


A partir do início de agosto, a obra entrará em uma nova fase, com o escoramento das vigas e do tabuleiro, o que permitirá à população compreender melhor a magnitude do empreendimento. As etapas finais incluem a montagem e concretagem das vigas e do tabuleiro, além de adaptações nas alças de acesso ao viaduto e pavimentação.

O novo traçado do trevo de Fabriciano também está previsto, com a abertura de duas novas pistas na Av. Magalhães Pinto, para cada sentido, e a abertura de uma terceira pista na Av. Tancredo Neves, no sentido Fabriciano-Timóteo. Além disso, haverá a elevação da altura do gabarito, dos atuais 3,60 metros para 5 metros.

A obra do novo viaduto teve início no início de 2023, após a demolição do antigo viaduto. O contrato prevê um prazo de seis meses, com possibilidade de prorrogação por mais seis meses, garantindo a segurança durante a execução e a entrega de um viaduto em plenas condições de funcionamento.

A reconstrução do viaduto foi uma conquista resultante dos esforços da atual gestão municipal, que realizou tratativas e gestões políticas junto ao órgão federal em Brasília. Após aprovação do projeto junto ao DNIT em 2020, o município obteve a sinalização positiva para a execução das obras definitivas. Os recursos necessários foram liberados no final de 2022, sendo metade proveniente dos investimentos do próprio município.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas