04/04/2023 às 09h24min - Atualizada em 04/04/2023 às 09h24min

Semana Santa: Fé e Tradição na Igreja Católica

Celebrações religiosas marcam a espiritualidade dos católicos durante a Semana Santa

Redação
Foto: Reprodução

A Semana Santa, considerada o período mais importante do calendário litúrgico católico, começou no último Domingo de Ramos (2 de abril) e culminará no Domingo de Páscoa (9 de abril). Durante essa semana, os fiéis católicos relembram a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo por meio de diversos ritos e tradições.

A celebração do Domingo de Ramos marcou o início da Semana Santa, com procissões e a bênção dos ramos que simbolizam a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Em Ipatinga, as paróquias já começaram as celebrações. Veja:

Na Quinta-feira Santa, a Igreja Católica celebra a instituição da Eucaristia e do sacerdócio. Nesse dia, é realizada a cerimônia do lava-pés, que lembra o gesto de humildade de Jesus ao lavar os pés de seus apóstolos durante a Última Ceia.

A Sexta-feira Santa é um dia de jejum e abstinência para os católicos, marcado pela Via Sacra e a adoração da cruz. A Via Sacra consiste na meditação das 14 estações que representam os momentos da Paixão de Cristo, desde a sua condenação até o sepultamento.

Já o Sábado Santo, também chamado de Sábado de Aleluia, é um dia de silêncio e espera, em que os fiéis refletem sobre a morte de Jesus. À noite, ocorre a Vigília Pascal, uma das celebrações mais significativas do ano litúrgico, em que os fiéis renovam suas promessas batismais e acendem o Círio Pascal, símbolo da luz de Cristo ressuscitado.

A Semana Santa se encerra no Domingo de Páscoa, com a celebração da ressurreição de Jesus Cristo. Nesse dia, a Igreja Católica celebra a missa solene da Páscoa e, no Vaticano, o Papa Francisco costuma proferir a tradicional mensagem "Urbi et Orbi", concedendo a bênção papal a todos os fiéis presentes e aos que acompanham a transmissão pela televisão e internet.

As celebrações da Semana Santa reúnem milhões de fiéis em todo o mundo, em uma demonstração de fé e devoção à mensagem de amor e esperança deixada por Jesus Cristo. A Igreja Católica convida a todos para participarem dessas celebrações, refletindo sobre o significado da quaresma.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas