08/09/2022 às 10h13min - Atualizada em 08/09/2022 às 10h13min

Ipatinga realiza um dos maiores desfiles cívicos de sua história

Milhares prestigiaram a programação especial para marcar os 200 anos de Independência do Brasil

Redação - Ipatinga/MG
Foto: Divulgação/PMI

Com público de 40 mil pessoas segundo a estimativa da Prefeitura Municipal de Ipatinga, o bicentenário da Independência do Brasil foi celebrado de modo marcante, na manhã desta quarta-feira (7), no Parque Ipanema. O desfile cívico-militar superou as expectativas, tanto em criatividade quanto em beleza plástica e número de participantes.

A abertura teve início com a revista às tropas, procedida pelo prefeito Gustavo Nunes e o comandante da 12ª Região da Polícia Militar, coronel Juliano Fábio Lemos Dias. Em seguida aconteceu o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Minas Gerais e Ipatinga, com execução do Hino Nacional pela banda de música dos ex-guardas mirins de Ipatinga, regida pelo maestro Major Bernardino.

Na sequência, desfilaram pela avenida Burle Marx  pelotões da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e SAMU, dezenas de entidades, centenas de alunos de escolas públicas e privadas, entre outros.

A programação, que se estendeu até o fim da manhã, foi realizada por meio das secretarias de Educação (SME), Cultura, Esporte e Lazer (Semcel) e Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), contando com apoio de todas as demais pastas da administração municipal.

O prefeito Gustavo Nunes agradeceu a presença dos munícipes e enfatizou a importância de reforçar os sentimentos de civismo, especialmente entre os estudantes, “como elemento indispensável à formação de cidadãos éticos, íntegros e responsáveis, comprometidos com os melhores valores e ideais da cidade, do Estado e do país”.

“É gratificante -  acrescentou o chefe do Executivo - ver a população ipatinguense feliz e acreditando no nosso Brasil. Com a pandemia, ficamos por um longo período sem poder realizar ações como essa. A volta do desfile fortalece os laços de integração da nossa sociedade, além de reverenciar com honras a nossa pátria”.


A secretária municipal de Educação, Patrícia Avelar, avaliou que o evento ultrapassou as expectativas. “O sucesso do desfile é resultado de muito trabalho e dedicação, para apresentar à comunidade, com o máximo de empenho, um momento único e importante para todos nós brasileiros”.

O aposentada Derly Cardoso, 63 anos, morador do Bom Retiro, comentou: “Há mais de 40 anos acompanho o desfile em Ipatinga e não me lembro de ter visto algo tão grandioso e que me passasse tanta emoção”.

Bicentenário
Há 200 anos, em 7 setembro de 1822, foi proclamada a Independência do Brasil, então colônia de Portugal. O ato foi declarado pelo imperador Dom Pedro I, às margens do rio Ipiranga, abrindo a rica trajetória do Brasil como nação independente.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas