02/06/2022 às 13h31min - Atualizada em 02/06/2022 às 13h31min

Conhecimento em primeiros socorros impede mortes e complicações por acidentes domésticos

Evitáveis em 90% dos casos, esses incidentes são a principal causa de óbito entre crianças


Foto: Ilustração/Pixabay

Qualquer um está sujeito a acidentes domésticos. Desde o surgimento da pandemia do novo coronavírus, esse tipo de imprevisto aumentou consideravelmente, principalmente entre as crianças. O levantamento mais recente do Ministério da Saúde sobre o tema, divulgado em abril do ano passado, mostrou que o número de atendimentos a crianças e adolescentes vítimas de acidente doméstico saltou de 19 mil em 2019 para 39 mil em 2020, o que representa um aumento de 112%.

Embora sejam evitáveis em 90% dos casos, eles são considerados a principal causa de óbito entre crianças de 1 a 14 anos. Contudo, é possível reverter esse cenário simplesmente com conhecimento básico de primeiros socorros, conforme explica a docente do eixo de saúde do Senac, Simone de Oliveira Santos.

“Uma pessoa que tenha conhecimento de técnicas básicas de primeiros socorros sabe exatamente o que fazer em casos de quedas, ataques cardíacos, choque elétrico, paradas respiratórias, fraturas, desmaios, convulsões, entre outros tantos imprevistos que são comuns no dia a dia”, afirma.

Ela ressalta, contudo, que o conhecimento em primeiros socorros não torna o indivíduo um profissional da saúde. O entendimento das técnicas, explica a docente, fará com que a pessoa consiga evitar complicações graves, inclusive a morte, decorrente dos acidentes domésticos.

Pela lei brasileira, deixar de prestar socorro a pessoas inválidas ou feridas é crime. De acordo com o Código Penal, a pena para esse tipo de delito é multa ou até mesmo prisão. “Todos nós temos um compromisso ético com a vida do próximo. Portanto, o conhecimento em primeiros socorros vai fazer com que a pessoa não só dê assistência aos necessitados, e sim que ela proceda de maneira correta”, destaca a docente.

Curso Senac em Técnico de Enfermagem

O Senac em Coronel Fabriciano está com vagas abertas para o curso gratuito de Primeiros Socorro. Com duração de 16 horas, ele é extensivo a qualquer pessoa maior de 16 anos, com Ensino Fundamental I completo ou em curso. As aulas são presenciais, sempre aos sábados e têm início no em 4 de junho. Os interessados devem se inscrever pelo site (https://bit.ly/3lWkuu5), até o dia de início das aulas.

A iniciativa integra o Programa Senac de Gratuidade (PSG), voltado para pessoas com renda mensal familiar per capita inferior a dois salários mínimos.

Sobre o Senac em Coronel Fabriciano

?????Atualmente, a unidade disponibiliza turmas de técnico em Enfermagem, Estética, Logística, Administração, Segurança do Trabalho, Recursos Humanos, Marketing e Desenvolvimento de Sistemas. Outra opção é o curso livre de Cabeleireiro. No ensino superior, são ofertados MBA? em Gestão de Projetos, Gestão Financeira e Controladoria, Gestão Estratégica de Pessoas e Gestão Gastronômica e Hoteleira. Há, também, cursos de Aprendizagem Comercial.

Serviço:

Vagas abertas no curso de Primeiros Socorros
Inscrições: pelo site (https://bit.ly/3lWkuu5)
Início das aulas: sábado, 4 de junho
Endereço: Rua Albert Scharlet, 303 - Centro
Informações: (31) 3841-9650


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas