08/04/2022 às 16h55min - Atualizada em 09/04/2022 às 01h38min

Feira "Artesanato Feito em Casa" apresenta trabalhos dos artesãos e atividades culturais em Timóteo

A exposição é uma grande oportunidade para o público conhecer produtos artesanais com tradições e histórias peculiares da regionalidade


Foto: Divulgação/PMT

A 3ª Edição da Feira- Artesanato Feito em Casa, é um evento criativo, que marca a retomada das atividades culturais em Timóteo e promove o turismo local. Serão dois dias (09 e 10 de abril), dedicados à arte, onde o público e visitantes terão acesso a produtos que são frutos da criatividade dos artesãos de Timóteo, e também representam a produção artesanal de outros municípios percorridos pela equipe realizadora do projeto. A exposição é uma grande oportunidade para o público conhecer produtos artesanais com tradições e histórias peculiares da regionalidade.

A diversidade estará presente em diferentes setores da feira, seja na culinária, mesa e cozinha, decoração de ambientes, infantil, personalizados e moda. Estarão expostas peças incríveis em madeira, aço, tecidos, fibras naturais, dentre outras matérias primas, sendo uma produção cada vez mais apreciada e em alta nos eventos similares em todo o País. O evento dará espaço também para a degustação das delícias da tradicional culinária artesanal mineira, manifestações culturais, e está incluído na programação alusiva às festividades dos 58 anos de emancipação do município de Timóteo.


Foto: Divulgação/PMT

A Feira Artesanato Feito em Casa, em sua 3ª edição, acontece nos dias 09 e 10 de abril, na Praça do Coliseu, bairro Timirim, em Timóteo, no período de 09h às 17hs, com entrada franca. A Realização é da Arquitetura OG, empresa que tem como um de seus campos de atuação, projetos de interface entre a arquitetura e o patrimônio cultural. Artesanato feito em casa tem apoio do Edital Doce da Fundação Renova, e conta com a parceria das Associações de Artesãos de Timóteo e dos Moradores do Bairro Timirim e DaMa Espaço Cultural.

No sábado (09), às 10 horas, uma programação inédita abre as atividades do dia, com a apresentação de vídeos do mapeamento de artesãos, seguido pelo bate-papo com a Presidente do Instituto Lumar- Josélia Climene Rodrigues, relatando as experiências do VII Fórum Nacional do Artesanato e trazendo novidades sobre os rumos do Artesanato em Minas Gerais. Às 11 horas, o evento receberá um som dançante de trio musical. A partir das 13 horas, incrementando a exposição dos trabalhos dos artesãos, estão programadas várias atividades num Sarau Cultural. E, no domingo (10), o público terá a oportunidade de experimentar os benefícios da prática de YOGA. A aula experimental gratuita ficará a cargo da professora certificada pela Alliance Yoga Renata Borges, que convida os visitantes a conhecerem os cuidados com a mente e com o corpo que esta prática milenar proporciona. O evento é dedicado à todas as idades, e público infantil também será agraciado com uma atração especial para divertir e alegrar a criançada: crianças à Fantasia, seguida por programação musical.

Iniciativa do Projeto Artesanato Feito em Casa

O projeto Artesanato Feito em Casa é conduzido pela arquiteta Joana Gonçalves, proprietária da Arquitetura OG. Iniciado em 2017, projeto baseia- se em mapeamento, para identificação de artesãos localizados em oito municípios da bacia do Rio, no Colar Metropolitano do Vale do Aço: Belo Oriente, Dionísio, Ipaba, Ipatinga, Marliéria, Santana do Paraíso, São Domingos do Prata e Timóteo.

Foto: Divulgação/PMT

Artesanato feito em casa é conceituado pela economia criativa: realça e valoriza a produção de artesãos, reconhecendo- a como uma produção associada ao turismo, que deve ser incrementado em nossa região. O artesanato é fonte de geração de renda, forma de expressão e de preservação dos modos de fazer da cultura local, além de alternativa sustentável para consumo e socialização- afirma Joana.

Histórico do Artesanato Feito em Casa, em Timóteo

Em 2018, o projeto realizou sua 1ª Mostra Artesanato Feito em Casa. Já em 2019, integrando a Associação de Artesãos de Timóteo, Arte Minas Fabri, Casa do Artesão Matizes, de Ipatinga, o projeto realizou sua primeira feira de artesanato. Em setembro do mesmo ano, realizou-se a segunda feira de produtos artesanais e gastronômicos.

Foto: Divulgação/PMT

Premiação

Em 2020, a pesquisa Artesanato Feito em Casa – mapeamento da prática artesanal no Vale do Aço, foi premiada pelo Ministério do Turismo e do Governo do Estado de Minas Gerais, através da Lei Aldir Blanc. Em 2021, a pesquisa foi publicada em site especializado na história, cultura e turismo do Vale do Aço.

Artesanato feito em casa- A Feira, 3ª edição:

9 e 10 de abril. 9 às 17 horas. Praça do Coliseu, bairro Timitim, Timóteo-MG.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas