07/04/2022 às 17h31min - Atualizada em 07/04/2022 às 17h31min

Ipaba do Paraíso terá tratamento de esgoto

O tratamento de esgoto permite que a cidade receba o ICMS Ecológico, uma forma de incentivar os municípios a criarem mais áreas de preservação ambiental


Foto: Divulgação/Prefeitura de Santana do Paraíso

A partir de dezembro de 2022, a população do distrito de Ipaba do Paraíso, pertencente ao município de Santana do Paraíso, terá mais qualidade de vida e saúde, com a conclusão da obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário, realizada pela Copasa. Com investimentos de cerca de R$ 4 milhões, o empreendimento teve início em fevereiro deste ano e beneficiará 1.400 moradores.

Estão sendo implantados 1.389 metros de interceptores de esgoto (tubulações que são implantadas ao longo dos córregos para receber os esgotos das redes coletoras); 85 metros de redes coletoras (tubulações que direcionam o esgoto para os interceptores); três unidades de estações elevatórias de esgoto (unidades de bombeamento de esgoto ao longo dos trechos dos interceptores); 550 metros de linhas de recalque (tubulações utilizadas para o escoamento do esgoto bombeado pelas estações elevatórias); e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Segundo o superintendente da Unidade de Negócio Leste da Copasa, Albino Campos, a obra irá melhorar as condições ambientais e trazer desenvolvimento socioeconômico para o distrito. “Investir em saneamento é promover saúde e qualidade de vida. Após o tratamento do esgoto, o efluente tratado será lançado no rio Doce dentro dos parâmetros determinados pela Legislação Ambiental. A execução desta obra reafirma o compromisso da Copasa com Santana do Paraíso, de tratar os esgotos coletados no distrito, contribuindo diretamente para a preservação do meio ambiente”, ressalta.

Benefícios do tratamento de esgoto

O tratamento de esgoto permite que a cidade receba o ICMS Ecológico, uma forma de incentivar os municípios a criarem mais áreas de preservação ambiental, além de melhorar a qualidade das áreas já protegidas. Além disso, também contribui para a erradicação de doenças de veiculação hídrica; o controle da proliferação de vetores; a melhora do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH; mudanças positivas nos aspectos urbanísticos e, consequentemente, a valorização imobiliária da cidade.

Outro benefício gerado pela obra é o incremento da arrecadação do município, que recolherá os Impostos Sobre Serviços (ISS) prestados pela empresa contratada pela Companhia. Também são gerados empregos diretos, além da aquisição de materiais e de equipamentos e a contratação de serviços indiretos na cidade, o que gera receita e movimenta o comércio local.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas