11/02/2022 às 12h30min - Atualizada em 11/02/2022 às 12h30min

Ipatinga realiza força-tarefa da operação Tapa-buraco para recuperar pavimentação pós-chuvas

Visando diminuir os danos sofridos pela malha asfáltica com o tráfego de veículos e acúmulo de águas pluviais nas ruas e avenidas em função das chuvas persistentes, a...


Visando diminuir os danos sofridos pela malha asfáltica com o tráfego de veículos e acúmulo de águas pluviais nas ruas e avenidas em função das chuvas persistentes, a Prefeitura Ipatinga segue realizando a operação tapa-buracos por toda a cidade, conforme informa a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop). As demandas são muitas, especialmente em função da antiguidade da pavimentação em várias regiões, resultando na fadiga e deterioração das pistas. Com o objetivo de deixar todos os logradouros em condições mais seguras para o trânsito de veículos e pedestres, apenas nos últimos dias os serviços contemplaram mais de 23 bairros em toda a cidade. Segundo o cronograma de obras em execução, somente nesta sexta-feira (11) a operação tapa-buracos atua nos bairros Bom Retiro, Ferroviários, Ideal e Cidade Nobre, além do distrito de Barra Alegre.

[caption id="attachment_12371" align="alignnone" width="719"]
Foto: Divulgação/PMI[/caption] Chuvas persistentes Vale ressaltar e esclarecer à população que a ação tem como prioridade os pontos mais críticos de maior fluxo de veículos, como aqueles utilizados por linhas de ônibus e vias de trânsito rápido. O Departamento de Manutenção de Obras Viárias (Demov) explica que as equipes de reparos seguirão para todos os locais que necessitam do serviço, contemplando áreas identificadas pelo próprio setor e também aquelas indicadas por demandas da comunidade. Porém, um dos fatores que dificultam a aceleração das intervenções são as condições climáticas adversas, tendo em vista que, com as chuvas, o material utilizado para tapar buracos não cria aderência ao solo. O mais recomendado, para maior resistência e durabilidade do asfalto aplicado, é que a operação aconteça em dias com estiagem. O Demov ainda acrescenta que outros serviços e obras de manutenção estão sendo realizados por toda a cidade, bem como a limpeza de bueiros devido ao período chuvoso, manutenção de vias afetadas pelas chuvas e execução de drenagem. Nos últimos 30 dias, mais de 280 toneladas de asfalto foram aplicadas em pontos críticos da malha viária urbana, de acordo com o secretário municipal de Obras Públicas, Dijalma Pires. "É visível que a cidade conta com um asfalto já desgastado com o tempo, o que gera um transtorno maior neste período chuvoso. O trabalho de tapa-buracos será constante, até atingirmos todas as localidades", destaca. [caption id="attachment_12373" align="alignnone" width="720"]
Foto: Divulgação/PMI[/caption] Indicações de pontos críticos A população pode contribuir, informando os pontos que necessitam de intervenção por meio da Ouvidoria do município. Os pedidos podem ser formulados pelo telefone 156 ou e-mail ([email protected]). A Prefeitura disponibiliza ainda o número 3829-8198 para registro das solicitações.
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas