30/04/2024 às 13h52min - Atualizada em 30/04/2024 às 13h52min

Abril termina quente e seco em grande parte de Minas

Conforme mapa divulgado pelo Climatempo, cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Vale do Aço, Vale do Rio Doce

Foto: Divulgação
A nova onda de calor que atinge o Brasil nos últimos dias de abril deve se estender e impactar os termômetros em várias cidades de Minas Gerais até dia 10 de maio. O alerta foi prorrogado pelo Climatempo nessa segunda-feira (29 de abril). Inicialmente, a onda de calor estava prevista para durar até esta quarta-feira (1º de Maio). 

Conforme mapa divulgado pelo Climatempo, cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Vale do Aço, Vale do Rio Doce, Sul de Minas, região metropolitana e Central devem ser atingidos por temperaturas mais de 5°C acima do normal.


Essa é a quarta onda de calor a atingir o Brasil recentemente. As altas temperaturas são consideradas atípicas nesta época do ano, quando o o calor costuma ser menos intenso devido à menor incidência de radiação solar e dias mais curtos. No entanto, conforme o Climatempo, essa onda de calor está trazendo temperaturas típicas de verão para o outono brasileiro, desafiando as expectativas climatológicas usuais para o mês de maio.

O Climatempo explica que a onda de calor ocorre quando o sistema de alta pressão em médios níveis da atmosfera continua bloqueando o avanço das chuvas sobre as áreas afetadas, além de intensificar a circulação do ar, o que impede a formação de nuvens de chuva intensas e eleva ainda mais as temperaturas. 
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas