16/02/2024 às 10h53min - Atualizada em 16/02/2024 às 10h53min

Ipatinga apresenta balanço do plantão de saúde durante o feriado de carnaval

Durante o período do sábado de carnaval até a quarta-feira de cinzas, os atendimentos na UPA24h, Sentinela e nas unidades de suporte às arboviroses totalizaram quase 3.500 pacientes

Foto: Divulgação/PMI

Ao longo do feriado de Carnaval, os serviços de saúde de Ipatinga registraram uma média de 580 atendimentos diários. A UPA24h, que atende um total de 14 municípios, recebeu entre os dias 9 e 14 de fevereiro um total de 2.449 usuários. Contudo, 1.569 eram casos classificados como pouco urgentes.

As unidades que abriram exclusivamente para o atendimento às arboviroses, como a Policlínica Municipal e a Unidade de Hidratação no bairro Cidade Nobre, receberam 985 pessoas.


O secretário de Saúde do município, Walisson Medeiros, destaca a importância da busca pelo local adequado conforme os sintomas e ressalta a conscientização da população sobre a prevenção das arboviroses, especialmente na eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, enfatizando a participação ativa da comunidade.

Novos Equipamentos de Saúde
A UPA Sentinela, localizada ao lado da UPA 24h no bairro Canaã, adota a triagem e classificação dos pacientes na cor verde, seguindo o Protocolo de Manchester. Operando de segunda a segunda, das 7h às 19h, a unidade proporciona atendimento contínuo à população.

A Unidade de Hidratação, que funciona na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Cidade Nobre, atende durante toda a semana, das 7h às 21h, com distribuição de senhas até às 19h. Oferece serviços como consulta clínica e de enfermagem, hidratação oral e venosa, prescrição e administração de medicamentos.

Em casos mais graves, que demandem observação prolongada ou internação, os pacientes são encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) ou o Hospital Municipal de Ipatinga (internação pediátrica).

Limpeza Urbana e combate às arboviroses
Também durante o feriado de Carnaval, houve intenso combate às arboviroses com mutirões de limpeza urbana, abrangendo córregos, galerias e bueiros, juntamente com a presença diária do carro fumacê percorrendo os bairros da cidade.

A Prefeitura de Ipatinga reforça o compromisso com a saúde pública e a segurança da comunidade, adotando medidas proativas para combater as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

Para denúncias de descarte irregular de lixo e focos do mosquito Aedes aegypti, a orientação é para baixar o aplicativo 'Fala Ipatinga'. Nele, o munícipe pode fazer a solicitação e será informado sobre a execução da demanda.


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas