19/01/2024 às 16h25min - Atualizada em 19/01/2024 às 16h25min

Ação de limpeza no Vale do Sol soma quase 2.000 toneladas de entulhos recolhidos

Equipes da Sesuma de Ipatinga trabalham intensamente para recolher entulhos e restaurar a ordem após fortes chuvas na região

Foto: Divulgação/PMI

Além da rotina normal que já é cumprida diariamente no sentido de manter a cidade em ordem com a coleta de lixos e entulhos, equipes da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) de Ipatinga continuam trabalhando de forma ininterrupta em mutirões de limpeza que atuam, sobretudo, no recolhimento de materiais acumulados devido às fortes chuvas que caíram por vários dias sobre a região. As quedas de árvores, destelhamentos, desmoronamentos de encostas e carreamento de materiais pela força das enxurradas, entre outros problemas, geraram um volume de demandas muito alto, que está sendo solucionado dia após dia por meio da força-tarefa municipal.

As atividades abrangem uma varredura completa de todos os espaços públicos, mobilizando homens e máquinas na raspagem de terra e areia nas sarjetas, capina e roçada de canteiros centrais e ruas, coleta e transporte de resíduos volumosos, entre outras.


“A ação vem acontecendo com a mobilização de um grande aparato de homens, equipamentos e veículos. A operação já ocorre em locais como o bairro Vila Ipanema e continua até esta sexta-feira (19) no Vale do Sol, onde os entulhos recolhidos já somam quase 2.000 toneladas. Na sequência, seguiremos com o cronograma de atendimento a outros bairros da cidade”, destaca o diretor do Departamento de Serviços Urbanos (Desurb), Marciano Barbosa.

Os serviços de limpeza estão sendo intensificados também neste mês em função da necessidade do combate aos focos do mosquito da dengue. “O descarte irregular de entulho também prejudica muito o meio ambiente, possui um grande potencial e risco de ser levado pelas chuvas, o que acaba aumentando o risco de alagamentos”, completa o diretor.

“É importante ainda a colaboração dos proprietários de terrenos para que executem a limpeza em seus lotes”, reforçou Marciano.


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas