No próximo dia 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e, como já tem se tornado tradição em Coronel Fabriciano, uma programação extensa ocorrerá ao longo de todo o mês de junho.
O objetivo da Prefeitura, por meio da Secretaria de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação, é sensibilizar sobre a preservação ambiental, divulgar programas e serviços oferecidos pelo município e, como todos os anos, lançar, novas iniciativas voltadas para conservação do meio ambiente e promoção do bem estar dos fabricianenses.
A programação inclui cursos e capacitações, ações educativas, blitzen com distribuição de mudas e conscientização sobre os perigos de incêndios, dentre outras iniciativas. Todas as atividades são gratuitas.
A engenheira ambiental da Prefeitura, Iara Magalhães, destaca que a data é um marco para sensibilizar sobre a importância não só de discutir mas, principalmente, em colocar em prática, ações em prol do meio ambiente.
"Todos os anos, aproveitamos a data para lembrar a sociedade dos programas disponíveis ao longo do ano; de pequenas atitudes que todos podem adotar no dia a dia para colaborar com a questão ambiental e, principalmente, apresentar avanços novos serviços da gestão Novos Tempos para deixar nossa cidade mais bonita, sustentável e melhor para se viver", reforça.
O calendário completo está disponível no site www.fabriciano.mg.gov.br.
A iniciativa é da Prefeitura de Fabriciano, por meio da Gerência de Meio de Ambiente, em parceria com o com CODEMA (Conselho Municipal do Meio Ambiente) com apoio do SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural); 5º Pelotão de Bombeiros da PMMG; Comando de Policiamento do Meio Ambiente; Jovens Mineiros Sustentáveis e do 27º Grupo de Escoteiros Tapajós.
PARQUE AMBIENTAL APA DA BIQUINHA
Neste ano, o ponto alto será a audiência para apresentar a proposta do projeto do Parque Ambiental na APA da Biquinha. O evento está marcado para a próxima quarta-feira, 31/5, às 18h, no auditório do Paço Municipal, e é uma das primeiras ações da extensa programação que segue até o dia 29 de junho na cidade.
A proposta do município, que será apresentada à comunidade em geral, é criar um Parque Ambiental dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) da Mata da Biquinha, única unidade de conservação dentro do perímetro urbano de Fabriciano, protegida pela Lei Municipal Lei 4.028/2015 com 362,5 hectares e vegetação nativa em regeneração e abrigo de pequenos animais silvestres trilhas, cachoeiras e nascentes.
Já o projeto do Parque Ambiental contempla 118 hectares, sendo 18 mil m² de área de convivência com espaços multiuso, de lazer, viveiro, anfiteatro, laboratórios para pesquisas. Para o desenvolver o projeto, o município já tem em caixa R$ 2 milhões via Fundo de Meio Meio Ambiente.
Em 5 de junho, dia do Mundial do Meio Ambiente, está prevista a assinatura do termo de compromisso para Comodato de Bem Imóvel entre Arcelor Mittal e Prefeitura. Este é o primeiro ponto para avançar no projeto, uma vez que a empresa irá ceder ao município, de forma legal, a área localizada na entrada da APA da Biquinha para a construção do Parque Ambiental.
"O Parque Ambiental seria um ganho importantíssimo para a cidade, com função pois é um espaço verde com área ecológica, paisagística e recreativa onde são desenvolvidas ações de preservação do meio ambiente, conscientização ecológica, uso sustentável dos recursos naturais com atividades no interior e em área do entorno. Daí a importância da participação da população, sobretudo, dos agentes ligados e interessados às questões ambientais durante a audiência para conhecer todos os detalhes do projeto ", completa Roberta Morais, coordenadora de Meio Ambiente do município.