18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), esteve nas ruas do Centro Norte de Timóteo na manhã desta quinta-feira (18/05) para conscientizar motoristas e pedestres sobre a Campanha Maio Laranja. A blitz educativa contou com o apoio da Polícia Militar, alunos do 2º ano da Escola Estadual Antônio Silva, Conselho Tutelar, Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente e equipes do CREAS e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Timóteo.
A data é instituída pela Lei Federal nº 9970/2000 para sensibilizar sobre a importância de se enfrentar a violência sexual contra crianças e adolescentes, em todos os níveis e de forma ampla.
De acordo com a coordenadora do CREAS, Magda Papalino, a violência sexual pode estar em lugares que voce não imagina. “ É muito importante que os pais orientem seus filhos e filhas e escutem o que eles têm a dizer com respeito e atenção. Sem críticas e sem interrupção. Denunciar as ocorrências é impedir que os abusos continuem, é cessar a violência”, explica Magda.
Além da blitz educativa, será montada uma tenda na Praça 1º de Maio, no dia 27/05, sábado, para conscientizar as famílias que frequentam a praça, inclui ainda contação de histórias para crianças sobre o tema.
Está prevista Audiência Pública sobre a Violência e Exploração Sexual Infantil na Câmara Municipal, no dia 29/05, às 14h.
Para denúncias e mais informações, acesse o Dique Direitos Humanos – 100. O Conselho Tutelar de Timóteo atende pelo (31) 3849-1758. O telefone do CREAS é o (31) 3849-6716, em horário comercial.