A Operação Penalidade Máxima II ofereceu denúncia contra 17 pessoas, mas as investigações continuam em andamento. De acordo com as conversas do processo obtidas pela rádio Itatiaia, três jogadores que atualmente jogam em clubes de Minas Gerais foram citados por participar do esquema de apostas: Richard, do Cruzeiro, e Nino Paraíba e Dadá Belmonte, do América.
As denúncias são referentes ao período em que eles jogavam em outros clubes e as investigações são de irregularidades ocorridas no final de 2022. Embora os três jogadores não tenham sido formalmente denunciados, o Ministério Público de Goiás (MP-GO) segue investigando o envolvimento deles e outros atletas no esquema.
Eduardo Bauermann, zagueiro do Santos, já foi denunciado na segunda fase da Operação Penalidade Máxima e afastado preventivamente do clube até que os fatos sejam esclarecidos. Apesar de Richard, Dadá Belmonte e Nino Paraíba não tenham sido alvos de busca e apreensão ou qualquer outra ação do MP, documentos anexados ao processo revelam conversas de Richard com intermediadores do esquema enquanto ainda defendia o Ceará.
Dadá Belmonte e Nino Paraíba também foram citados como participantes do esquema, embora não haja reproduções de conversas envolvendo os dois jogadores do América. Em uma das conversas com apostadores, Richard afirma que recebeu contato de outros aliciadores, mas garante fidelidade ao grupo investigado.
Já Nino Paraíba teve conversas interceptadas pelo MP por meio do celular de um intermediário que buscou a confirmação para ser punido com um cartão amarelo em um jogo. Até o momento, não há comprovações de depósitos por parte dos apostadores, mas a quadrilha prometia uma quantia e pagava um adiantamento. Os valores oferecidos e comprovados passam de R$ 1 milhão.
O América afirmou que irá se pronunciar caso haja confirmação do envolvimento dos jogadores, enquanto o Cruzeiro ainda não se manifestou. O empresário de Richard afirmou que não tem conhecimento do envolvimento do jogador no esquema e irá se inteirar antes de fazer qualquer pronunciamento.