Nesta segunda-feira dia 1º, o presidente Lula falou que seu governo vai anunciar a recriação do programa Farmácia Popular.
Lula disse que o presidente do Sindicato dos Aposentados comentou com ele que as pessoas mais velhas estão tendo muita dificuldade para sustentar a compra de seus remédios.
O objetivo é trazer mais disponibilidade e acessibilidade aos medicamentos de forma gratuita ou através de parceria com farmácias e drogarias da rede privada.
Em uma de suas falas Lula destacou a importância de se ter acesso a um bom atendimento nessa área da saúde:
“Nós vamos garantir que as pessoas pobres deste país tenham direito ao chamado especialista para não morrer com uma receita na cabeceira da cama”, disse o presidente.
A recriação do programa Farmácia Popular é uma medida muito importante para garantir o acesso aos medicamentos para pessoas de baixa renda e principalmente para os idosos, que muitas vezes enfrentam dificuldades financeiras para adquirir seus remédios. O programa Farmácia Popular foi criado em 2004 durante o governo Lula e oferecia medicamentos gratuitos ou com descontos de até 90% em farmácias credenciadas pelo governo.
A iniciativa foi muito bem-sucedida e beneficiou milhões de pessoas em todo o país. Entretanto, nos últimos anos, o programa foi reduzido e muitas farmácias credenciadas foram descredenciadas, o que prejudicou o acesso aos medicamentos. Com a recriação do programa, espera-se que mais pessoas possam ter acesso a medicamentos de qualidade e a um atendimento de saúde adequado.
Além disso, a iniciativa também pode ajudar a fortalecer a economia local, pois muitas farmácias e drogarias da rede privada poderão se credenciar no programa, o que pode aumentar o fluxo de clientes e, consequentemente, o faturamento desses estabelecimentos.
Vale ressaltar que o acesso a medicamentos de qualidade é um direito humano fundamental e que o governo tem o papel de garantir esse acesso a todos os cidadãos, independentemente de sua renda ou condição social. A recriação do programa Farmácia Popular é um passo importante nessa direção e pode contribuir significativamente para melhorar a qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis.