18/11/2022 às 16h16min - Atualizada em 18/11/2022 às 16h16min

Santana do Paraíso promoverá evento no Dia da Consciência Negra

Festividade tradicional é gratuita e ocorrerá na zona rural do Achado de Cima

Redação
Foto: Divulgação/PMSP

No próximo domingo (20), será celebrado o Dia da Consciência Negra e, para marcar a data, a Comunidade Remanescente Quilombola receberá o público para uma manhã de apresentações culturais e comidas típicas.

“É realmente um dia de conscientização sobre a importância do preto na sociedade, do reconhecimento, do valor, da cultura e da luta de pessoas que não se calaram e levantarem a cabeça contra o racismo”, afirmou o gerente de Turismo e Cultura, Tháysler Cruz.

O evento gratuito, que já é tradição na zona rural do Achado de Cima, ocorrerá entre 8h30 e 13h30. No dia também será entregue o título de reconhecimento da comunidade, uma conquista depois de 104 anos de existência. “Ela passa a ter direitos sobre várias políticas públicas, por meio de uma instituição, de um conselho ou até mesmo uma associação”, ressaltou o gerente.

A Comunidade Remanescente Quilombola surgiu após vários refugiados de fazendas das proximidades se instalarem na localidade, uma região com solo fértil e rica em frutas. O evento do próximo domingo surge também como uma oportunidade para conhecer a história e cultura dos moradores locais.

“Eu queria deixar o convite a todos os munícipes e pessoas de cidades vizinhas para que pudessem vir prestigiar esse evento, conhecer a comunidade, os líderes e ver o que tem sido feito”, finalizou Tháysler.


Programação

8h30: café da manhã com comidas típicas da comunidade
9h30: apresentações culturais, palestras e entrega do título de reconhecimento da comunidade
12h: almoço com comidas típicas da comunidade
13h30: encerramento


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas