09/11/2022 às 17h00min - Atualizada em 09/11/2022 às 17h00min

Defesa Civil de Fabriciano realiza seminário de preparação para o período chuvoso

Município já conta com um Plano de Contingência para auxiliar a população

Redação - Ipatinga/MG
Foto: Divulgação/PM

A chegada do período chuvoso, exige planejamento e reforça a importância de investimentos na prevenção de desastres, mitigação de danos e preservação de vidas. Com intuito de detalhar ações e compartilhar experiências, a Defesa Civil de Coronel Fabriciano realizou o 1º Seminário de Preparação para o Período Chuvoso 2022/2023. 
 
O município já conta com um Plano de Contingência para o socorro emergencial da população, podendo usar toda a estrutura administrativa e operacional da Prefeitura – incluindo órgãos e secretarias municipais – e parceiros como o Corpo de Bombeiros, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC-MG), Polícia Militar dentre outros. 

“Este seminário visa organizar as ações que são feitas ao longo do ano, sobretudo as preventivas, para que na chegada do período chuvoso – que é um fato – ações possam ser realizadas de maneira rápida e efetiva. Já realizamos algumas obras importantes e outras estão em andamento, como construção de muros de arrimo, pavimentação e drenagem. Agora vamos intensificar ações de limpeza de vias, córregos e bueiros”, explica o secretário de Governança de Obras e Serviços Urbanos, Fabrício Farias. 


O Plano de Contingência foi apresentado no encontro realizado nesta terça-feira, 8/11, no auditório do Paço Municipal, inclusive com a participação de representantes da Defesa Civil de municípios vizinhos e do Estado. 

“É uma ação muito bem-vinda da Prefeitura pois visa integrar os serviços públicos que atuam na resposta em recuperação de desastres e também a sociedade, para que todos consigam se mobilizar para dar uma resposta adequada e voltar ao estágio de normalidade o quanto antes”, avalia o Capitão Erick Madureira Alves, Diretor de Educação em Proteção e Defesa Civil da CEDEC-MG. 

O evento contou ainda com a participação de representantes da Copasa, Cemig, escolas municipais, programa Mexa-se, conselhos municipais e sociedade civil. 
 
PLANO DE CONTINGÊNCIA
O Plano de Contingência detalha as ações e pontos de atenção de pronta resposta em caso de ocorrências de natureza hídrica, geológica e humana. Em linhas gerais, traz passo a passo sobre providências a serem tomadas, setores e responsáveis que devem ser acionados em casos de alagamento, deslizamentos e desmoronamentos na cidade. 
 
Ele mapeia os pontos críticos (áreas de risco para cada tipo de evento) na cidade, informações sobre previsões climáticas, cotas de atenção/alerta pluviométrico e vazão da bacia do Rio Piracicaba, dados fornecidos por órgãos oficiais de meteorologia como INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) e Usina Hidrelétrica de Sá Carvalho. 
 
A elaboração do Plano, bem como o monitoramento e atualização é coordenado pela Defesa Civil do Município. 
 
PREVENÇÃO E AÇÃO
O Plano de Contingência para o Período Chuvoso tem especial atenção ao período de dezembro de 2022 a março de 20223, meses em que há o pico de chuvas e maior registro de atendimentos. Ele é uma versão aprimorada dos planos anteriores, com respostas rápidas e eficientes em situações como as ocorridas no município em 2021/2022 e 2020/2021. 

“Já temos uma experiência de dois anos e seguindo o plano de contingência, o que é esperado consigamos aprimorar a forma de atender essas famílias tanto com benefício, acompanhar o de volta para casa, promover a dignidade e segurança para as pessoas”, completa a Secretária de Governança de Assistência Social, Letícia Godinho. 
 

O município, junto aos parceiros, também tem conseguido avançar na prevenção e conscientização da população.

“Além de medidas que podem ser tomadas pelo cidadão, em sua casa, orientamos que procure a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros na época de estiagem para corrigir ou mitigar riscos que eventualmente existir ali”, finaliza o Sargento Marlon Nunes, 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros Cel. Fabriciano


Para 2023, como antecipa o Secretário de Obras, a novidade “Defesa Civil na Escola”, programa educação em implantação na rede municipal. “Já é preparado um material educativo, em parceria com a Secretaria de Educação, para disseminar e reproduzir informações nas escolas no ano letivo”, finaliza. 
 
Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 3406-7352 ou Bombeiros, 193. 


Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas