A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, inicia nesta segunda-feira, 10/10, as inscrições dos moradores interessados em castrar seus pets. O “Castrapet Fabri” é um programa público 100% gratuito e custeado com recursos próprios da Prefeitura.
“A castração visa o controle populacional de cães e gatos da cidade, melhor saúde dos animais e da população e também evitar o abandono. Um diferencial do programa municipal de castração é que os animais também receberão um chip para o controle e acompanhamento do serviço de zoonoses” explica o secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau.
Para castrar seus pets, os moradores precisam fazer um cadastro e informar nome, raça, idade e outros detalhes da vida do animal e de seu proprietário. O cadastro é on-line e o link está disponível no site da Prefeitura e no QR CODE nos materiais gráficos e nas redes sociais oficiais. Esses dados vão ajudar a equipe técnica do programa a definir o enquadramento do animal e a ordem de atendimento.
COMO PARTICIPAR?
O primeiro passo é preencher o formulário disponibilizado pela Prefeitura no site institucional. Após contato, o proprietário do animal deverá comparecer ao Setor de Controle de Zoonoses e Endemias situado à Rua Francisca Pereira, 152, bairro Belvedere, de posse dos documentos obrigatórios:
DOCUMENTOS EXIGIDOS
- Xerox da Carteira de identidade e CPF;
- Xerox do Comprovante de Renda ou de que esteja recebendo benefício social proveniente do Governo Federal, Estadual ou Municipal, registrado na Secretaria de Governança de Assistência Social, no CadÚnico;
- Xerox do Comprovante de Residência.
- Termo de Declaração de Posse do Animal
Antes do procedimento cirúrgico, os tutores receberão esclarecimentos e orientações sobre os riscos da cirurgia e as fases do processo de castração até a alta do animal. Os proprietários também participarão de uma palestra educativa de 30 minutos sobre guarda responsável, saúde e bem estar animal.
QUAIS PETS NÃO PODEM SER CASTRADOS?
- Fêmeas no cio, gestantes e febris;
- Animais que ao exame laboratorial apresentem alterações hematológicas incompatíveis com o procedimento cirúrgico;
- Animais obesos, braquiocefálicos das raças Pug e Bulldog.
- Animais com escore corporal abaixo de dois na escala de zero a cinco;
- Com idade inferior a 05 (meses) meses ou superior a 08 (oito) anos.