21/09/2022 às 11h31min - Atualizada em 21/09/2022 às 11h31min

Escolas participam do aperfeiçoamento do Plano Diretor em Ipatinga

Iniciativa tem o objetivo de ouvir o que as crianças têm a dizer sobre o município, criando uma cultura de participação cidadã

Redação - Ipatinga/MG
Foto: Divulgação/PMI

A Prefeitura de Ipatinga vem realizando, desde fevereiro, uma série de atividades visando a revisão do Plano Diretor do município, o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana e que tem por objetivo disciplinar o crescimento da cidade, estabelecendo normas, garantindo também direitos de propriedade e bem-estar dos habitantes. 

Composto por seis etapas, o processo encontra-se na fase de consolidação do Diagnóstico do Plano vigente. Este estágio foi antecedido por oficinas temáticas participativas que ocorreram nas nove regionais do município, no período 17 a 21 de maio, e de uma Audiência Pública realizada na Câmara Municipal no dia 23 de maio.

INSERÇÃO NAS ESCOLAS
Com o intuito de despertar nas crianças e adolescentes o desejo de participar deste importante processo de planejamento e de definição de políticas públicas, a gestão municipal, através da Secretaria de Educação (SME), está desenvolvendo junto às escolas um amplo diagnóstico da cidade, sob a ótica dos alunos da Pré-escola (4 e 5 anos) e do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano).

As atividades visam abrir um espaço de escuta para ouvir o que as crianças têm a dizer sobre o município, criando uma cultura de participação cidadã que envolva novas formas de trabalho coletivo em prol do bem comum.

“Acreditamos que as crianças e adolescentes, inseridos no contexto educacional, têm o potencial de encorajar e estimular pais e mães a engajarem-se na reconstrução do nosso Plano Diretor”, reflete a secretária de Educação de Ipatinga, Patrícia Avelar.

Para viabilizar os trabalhos, as escolas se organizaram para que os professores de cada turma elaborassem uma aula especial sobre o tema “Plano Diretor”, utilizando vídeos, livros digitais e atividades pedagógicas que estão disponíveis no site do Programa Educasa: https://sites.google.com/edu.ipatinga.mg.gov.br/educasa.

Além das escolas municipais, foram convidados a participarem do processo estabelecimentos de ensino das redes estadual e particular. Ao todo, foram inscritas 44 escolas, sendo 41 da rede municipal, duas da rede estadual e uma particular. 

Para subsidiar os trabalhos, a Secretaria Municipal de Educação elaborou o Regulamento de Participação das Escolas e um conjunto de cartilhas para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, cujo tema é “Revisão do Plano Diretor - Construindo a Cidade do Futuro”.

Iniciadas em 16 de agosto, as atividades prosseguirão até a próxima sexta-feira, dia 23 de setembro, quando será realizada a plenária de encerramento da participação das escolas no processo de revisão do Plano Diretor de Ipatinga. 

O evento acontecerá no auditório da Faculdade de Medicina (Univaço), no bairro Veneza, onde os alunos representantes das 44 escolas inscritas apresentarão as propostas construídas durante os 38 dias de atividades que envolveram professores, pais e alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas