06/09/2022 às 10h47min - Atualizada em 06/09/2022 às 10h47min

Timóteo realiza cerimônia de posse dos conselheiros de saúde

Novos conselheiros irão atuar no biênio 2022-2024

Redação - Ipatinga/MG
Foto: Divulgação/PMT

O Conselho Municipal de Saúde de Timóteo (CMST) e a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realizaram na segunda-feira (05), no auditório da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo, a solenidade de posse dos conselheiros que irão atuar no biênio 2022-2024. Ao todo 56 conselheiros tomaram posse com a tarefa de garantir e ampliar o controle social sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

O Conselho de Saúde se consolida como um dos principais instrumentos de participação da comunidade na definição das diretrizes e no acompanhamento das políticas públicas de saúde. O órgão possui composição de formação paritária, sendo (50%) de usuários, (25%) de trabalhadores de saúde e (25%) gestores e prestadores de serviços.  

A cerimônia contou com a participação do prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, do secretário Municipal de Saúde e Qualidade de Vida, Eduardo Morais, e da presidente reeleita do CMST, Maria Petronilha Cardoso Quintão. “O Conselho Municipal de Saúde é um parceiro permanente na formulação e acompanhamento das políticas públicas de promoção da saúde”, salientou o prefeito.

O secretário de Saúde reforçou o compromisso da Administração Municipal com a defesa do SUS, que garante o direito à saúde. “O avanço na qualidade dos serviços da saúde é fruto da eficiência na gestão dos recursos, mas também do diálogo constante com o CMST, responsável por indicar as diretrizes e zelar pelo seu cumprimento”, frisou Eduardo Morais. 

Em seu pronunciamento, Maria Petronilha Quintão agradeceu a confiança dos colegas por a reconduzirem ao cargo de presidente. “Vamos continuar trabalhando pela melhoria dos serviços de saúde disponibilizados aos nossos munícipes”, afirmou, ressaltando que a defesa do SUS é a defesa da vida.


Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas