01/07/2022 às 10h03min - Atualizada em 01/07/2022 às 10h03min

Governo de MG libera início das operações do Samu em Santana do Paraíso

Base está pronta desde novembro de 2021 e dependia apenas da autorização do estado


Foto: Divulgação/PMSP

Os moradores de Santana do Paraíso em breve poderão contar com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) instalado no município, isso porque o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, assinou o termo que autoriza o repasse financeiro do estado para o início do atendimento. A assinatura ocorreu durante a visita de Zema, nesta quarta-feira (29), ao Vale do Aço. A cerimônia aconteceu no Hotel Metropolitano em Coronel Fabriciano.

“O município fez a sua parte, em novembro concluiu a reforma do prédio, e está guardando apenas a chegada da equipe técnica e ambulância. Essa é uma reivindicação de há mais de 10 anos e nós temos tenho certeza que muitas vidas serão preservadas na cidade a partir dessa operação”, afirmou o prefeito Bruno Morato que tem a expectativa de que até agosto o atendimento se inicie.

Foto: Divulgação/PMSP

A base do Samu no município será operada pelo Consórcio Intermunicipal da Rede de Saúde de Urgência e Emergência do Leste de Minas (Consurge). A prefeitura repassa, mensalmente, cerca de R$ 10 mil e oferece o imóvel para instalar a base. Em contrapartida, o estado custeia a logística, mão-de-obra, ambulâncias e insumos. A entrega dessa base foi possível graças a recursos de emenda parlamentar destinadas pelo deputado federal Igor Timo e pelo deputado estadual Neilando Pimenta.

O imóvel está localizado na avenida Getúlio Vargas, 265, no Centro, ao lado da 45ª Cia. da Polícia Militar. A localização obedece a critérios técnicos, como o tempo-resposta de até 30 minutos de qualquer região de Santana do Paraíso. A unidade também atenderá Mesquita, Joanésia e Braúnas. O local vai abrigar dez profissionais, já aprovados em processo seletivo, que irão trabalhar em regime de revezamento, 24 horas, no atendimento das ocorrências. Antes do início da operação, esses profissionais serão capacitados.


Notícias Relacionadas »
Fale com a #Redação
Fale com a #Redação
Encontrou algum erro? Quer fazer uma sugestão de matéria? Fale agora mesmo com a redação do Vale 24 Horas